Na contramão: Enquanto lojistas migram do shopping para rua, Rede Ad Clinic registra aumento de franqueados que querem investir em Malls

11 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Pandemia, inflação e eleições atrapalham a vida dos Shoppings em 2022. Na contramão desse cenário, a rede Ad Clinic registra aumento na procura por novos modelos de negócios voltados para Malls, Hipermercados e Centros de compras

Brasil, fevereiro de 2022: Enquanto muitos lojistas planejam migrar do shopping para a rua, alguns pretendem investir nos centros de compras. No setor de franchising, o cenário não é diferente. A rede de estética Ad Clinic começou o ano engordando as vendas com a modalidade Soft, unidade com área máxima de 40m², que requer investimento de R$179 mil e é destinada para espaços internos como shoppings, além de galerias de cidades acima de 50 mil habitantes.

Para a Associação Brasileira de Shopping Center, essa demanda ocorreu pela facilidade dos franqueados nas vendas online, por WhatsApp e redes sociais, sem precisar repassar a participação do shopping, em caso de lockdown

Dados da Abrace revelam também que o outro atrativo é o faturamento, que bateu record de R$204 bilhões em 2021, um crescimento de 58% em relação a 2020.

Mas não é apenas de instalações em shoppings que vive o franqueado, por isso, os modelos de negócio devem seguir esta nova tendência para atrair os consumidores. Empreendimentos de baixo investimento, expansão em cidades do interior e aposta em tecnologia são tendências que já movimentam o setor em todo o país.

Para esse cenário, a marca também registra aumento na procura de outros modelos de negócio, entre eles a Ad Clinic Slim, unidade com até 80m², com investimento a partir de R$349 mil, projetada para locais abertos, em cidades acima de 100 mil habitantes. Já a Ad Clinic Laser & Estética são unidades direcionadas para Malls, Shoppings e Hipermercados, com área máxima de 50m² e investimento a partir de R$479 mil. Para as cidades acima de 100 mil habitantes, a procura tem sido pela Ad Clinic Premium, com área máxima de 200m² e investimento a partir de R$499 mil.

Para cada um desses investimentos, a rede estima um faturamento de R$2,5 milhões ao ano, por unidade.

De acordo com o CEO da rede de franquia Ad Clinic, as lojas físicas também funcionam como uma vitrine para os produtos e fazem parte, assim, da jornada da venda, diz. “Cada vez é mais difícil separar o que é venda online, da offline”, afirma. O executivo aponta que a aposta dos shoppings, que já vem antes da pandemia, inclui a convergência dos canais de venda.

“Todos caminham para a multicanalidade”, diz. Segundo ele, a prova disso é o movimento do varejo nativo digital, abrindo pontos físicos – muitos deles em shoppings centers. Segundo Nunes, a compra em si já se tornou atualmente uma commodity, algo que já fez com que os shoppings se ajustassem para serem centros de serviços e facilitadores para a compra por parte do cliente. “E na pandemia, o valor do ponto físico para contato do cliente com a marca e serviço ficou ainda mais evidente.”

Em 2022, a rede vai intensificar ainda mais o treinamento e suporte ao franqueado – no que se refere a treinamento e capacitação, o CEO da marca entende.

Rodrigo Nunes é especialista em gestão de negócios, com experiência em coaching, administração e marketing. Em apenas 5 anos foi responsável por levar a marca Ad Clinic para vários Estados de todo o Brasil, transformando-a em uma rede de 102 unidades.

Para os próximos anos os números não param por aí. A empresa já anuncia 600 operações até 2024, sendo 10 unidades internacionais em Portugal, Estados Unidos e África.

Superação empreendedora para se inspirar em 2022

A rede de estética iniciou com um investimento do casal no valor de R$5 mil em panfletos para divulgar a primeira loja. Enquanto Aline Medici, sócia e namorada, realizava os procedimentos estéticos, Rodrigo panfletava nas ruas para atrair mais clientes.

Durante a Covid-19, a panfletagem saiu do papel, virou digital e eles passaram a investir na comercialização de franquias e vendas on-line. A estratégia de expansão contempla um novo modelo de negócio, com tamanho mais reduzido e valor de investimento a partir de R$89 mil, sendo uma das franquias mais baratas e mais lucrativas ao mesmo tempo, visando acelerar a expansão e facilitar a entrada da marca em pequenas cidades.

O sucesso do negócio dos franqueados foi a estratégia de marketing digital e offline adotada. Assim, a rede já superou os índices de 65% de fidelização de clientes e, antes da inauguração dos franqueados, os resultados de pré-vendas são de quase 200 leads de agendamentos.

Dentro dessa nova estratégia de marketing e posicionamento da marca, a rede fechou contrato de um ano com a apresentadora Ticiane Pinheiro para ser a nova embaixadora da marca no mercado brasileiro.

Sobre a Ad Clinic:

É uma rede de estética e bem-estar com 102 unidades espalhadas por diversas localidades do país, que oferece tratamentos estéticos facial, corporal e protocolo exclusivos de beleza. A cada 5 minutos, uma pessoa realiza um procedimento estético na rede, gerando mais de 25 mil atendimentos mensais e faturamento anual de R$ 32 milhões de reais.

Clari Com,.


Compartilhar