Natal: 3 dicas de como as empresas devem manipular e armazenar corretamente alimentos sazonais
17 de outubro de 2023Especialista da Rayflex destaca Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, higiene, isolamento térmico e armazenagem logística
De acordo com o ranking da Organização das Nações Unidas – ONU, o Brasil é o 10º país do mundo que mais desperdiça comida, descartando cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. É nesta conjuntura que o estudo “O Alimento que Jogamos Fora”, elaborado pela MindMiners, revela que as maiores fatias de desperdício de comida no Brasil estão no manuseio e transporte (50%) e nas centrais de abastecimento (30%).
Diante deste cenário e com a proximidade das festas de fim de ano – período em que o mercado registra aumento na produção e distribuição de produtos -, Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, lista três dicas para as empresas armazenarem corretamente os produtos. Confira:
1 – Implemente as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e invista em higiene
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos contaminados que ocorrem no Brasil, estão associados ao consumo de alimentos crus, sendo que pelo menos 25% desses casos são provocados por contaminação cruzada. Este tipo de propagação é causada devido a falta de higienização de equipamentos, materiais de produção, problemas na separação e no armazenamento adequado das comidas.
De acordo com Giordania, para minimizar os riscos de contaminação cruzada, as empresas devem implementar as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, um conjunto de medidas elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de dispor de um ambiente fabril projetado para que as operações sejam realizadas em condições higiênicas. “As instalações devem impedir a entrada e o alojamento de insetos, roedores, pragas, sujeiras e outros agentes contaminantes, além de serem adequadas para a limpeza e desinfecção dos utensílios e equipamentos de trabalho. Uma solução é a instalação de portas rápidas internas que impedem a entrada de impurezas nos recintos e favorecem a economia de energia com a vedação completa de um ambiente”, comenta Giordania.
2 – Invista em isolamento térmico para conservação de alimentos
Com o alto calor que predomina o clima brasileiro no final de ano, o controle de temperatura e umidade dos ambientes é crucial para as empresas que operam com produtos alimentícios, isso porque a elevação da temperatura pode favorecer a contaminação das comidas por fungos e bactérias.
“O isolamento térmico é uma barreira para evitar a variação climática e pode ser alcançado de diferentes formas, seja por meio de embalagens que possuem material isolante, equipamentos de resfriamento ou mesmo com portas industriais que vedam o ambiente e impedem a entrada de calor, possibilitando que os produtos permaneçam conservados e com boa qualidade”, explica.
3 – Faça uma boa armazenagem logística
Depois de receber as mercadorias que serão repassadas para os clientes, os estabelecimentos devem armazenar os produtos de acordo com suas especificidades, é um processo que também possui a finalidade de conservar a qualidade dos produtos, referindo-se a todas as operações para manter um estoque. Segundo a CEO da Rayflex, os cuidados nesta etapa vão muito além de separar os produtos por pesos, ordem alfabética ou data de validade.
“O primeiro passo para realizar uma armazenagem logística eficaz é o desenvolvimento de uma estrutura segura, ágil e que facilite a movimentação de pessoas e cargas e, em segundo lugar, é necessário utilizar utensílios que auxiliam os operadores e protegem as mercadorias como, por exemplo, equipamentos para docas”, finaliza Giordania.
Sobre a Rayflex
Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional. Atua em todos os estados do Brasil e na América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, no agronegócio, além de galpões e centros logísticos de distribuição. É especializada em portas rápidas, abrigos e niveladoras para docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos. Saiba mais aqui.
Markable Com,.