Navegação segura: Como o Safe Search protege negócios modernos

Navegação segura: Como o Safe Search protege negócios modernos

14 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Por Lucas Pereira, Chief Technology Officer (CTO) da Blockbit 

Pode parecer estranho dizer que uma simples busca na internet é capaz de colocar em risco toda uma organização. Algo absolutamente trivial no cotidiano de todos pode ser realmente tão comprometedor? A resposta é sim. Na era digital, na qual praticamente todas as pesquisas por informação são feitas por meio de buscadores, o acesso a conteúdo impróprio resultante dessa procura pode acarretar uma série de consequências bastante impactantes para os negócios, desde invasões cibernéticas até a perda de produtividade. Diante deste cenário, um investimento importante para a cibersegurança passa a ser o chamado Safe Search, uma camada de proteção implementada por mecanismos de busca, como Google, YouTube e Bing, destinada a filtrar conteúdo inadequado, malicioso ou não autorizado, evitando assim seu acesso. 

A importância da ferramenta para a produtividade e a reputação das empresas não deve ser subestimada. O Safe Search é capaz de impedir com alta precisão que conteúdos considerados indevidos para o ambiente de trabalho sejam acessados, ajudando a manter um espaço mais profissional e seguro. Isso significa, inclusive, que links perigosos encontrados na internet preparados para atacar os negócios serão bloqueados antes que a invasão aconteça.  

Recursos de Safe Search desempenham um papel importante também para a reputação das empresas. Em um mundo corporativo cada vez mais conectado, as ações que acontecem online, a partir da rede ou de dispositivos da companhia, podem impactar significativamente a sua imagem perante o mercado. Um único acesso incorreto, com um download de arquivos maliciosos permitindo a entrada de malware na rede corporativa, pode resultar em danos sérios à imagem e confiança diante clientes e parceiros comerciais.  

Setores como educação devem ter atenção redobrada quando falamos desse assunto. É impossível negar a importância do Safe Search nas instituições educacionais, especialmente para que consigam cumprir com suas responsabilidades de não somente fornecer conhecimento aos alunos, mas também de garantir um ambiente adequado para sua aprendizagem. A escola, também cada vez mais digitalizada, não pode ser um lugar onde os estudantes consigam acessar qualquer tipo de conteúdo. Ao implementar recursos de Safe Search, as instituições de ensino podem selecionar os resultados que aparecem nas buscas realizadas pelos estudantes para que sejam expostos apenas a informações relevantes e apropriadas para seu desenvolvimento, promovendo um local de aprendizagem mais focado e produtivo.  

Para adotar o Safe Search em sua completude, é importante investir em tecnologias que impeçam a desabilitação do recurso pelos usuários dos dispositivos. A partir disso, é possível dar partida a uma política de segurança extremamente necessária para criar uma primeira barreira contra ataques de cibercriminosos, estabelecendo um controle mais ágil sobre as informações que passam pela rede corporativa. No entanto, é importante lembrar que é necessário encontrar um equilíbrio entre a segurança e a liberdade de acesso para que o efeito não seja o contrário do que se almeja, limitando a produtividade dos usuários. Implementar regras de acesso rigorosas em excesso pode reduzir a eficiência e na produtividade. Ao mesmo tempo, uma abordagem muito liberal expõe os negócios a riscos desnecessários. Portanto, adotar o equilíbrio, oferecendo a proteção adequada sem comprometer a utilidade da internet é chave.  

Os recursos de Safe Search são peças essenciais para uma política maior de segurança cibernética, que também precisam incluir outras medidas para que seja possível enfrentar todos os desafios que a era da digitalização e da informação exige. Desempenhando um papel vital na proteção dos ativos digitais, o Safe Search ajuda as organizações a mitigar os riscos cibernéticos, aumentar a eficiência operacional e garantir o cumprimento dos mais altos padrões de segurança online. Assim, elas podem desfrutar dos benefícios da internet sem comprometer suas operações, e focar no que mais precisam: sua evolução. 

Camila Manchini


Compartilhar