Newcastle: fatores de risco e disseminação serão debatidos em podcast da FACTA
9 de abril de 2021A FACTA WPSA-Brasil posta nessa quarta-feira, dia 14 de abril, mais um episódio de sua série de podcasts sobre avicultura, com o intuito de difundir conhecimento técnico e científico aos profissionais e estudantes do setor. A nova edição estará disponível a partir das 09h00, nas principais plataformas, como: Spotify Google Podcasts, Apple Podcasts e nas redes sociais da FACTA.
Com duração de 10 minutos, o programa desta semana irá abordar: “Fatores de risco para introdução e disseminação do vírus da doença de Newcastle em populações de aves de subsistência”, desenvolvido pelo mestre em produção e nutrição animal e diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal (GDSA), Luciano Lagatta.
A Newcastle é uma doença de notificação obrigatória e no Brasil a última ocorrência registrada foi em aves de subsistência, em 2006. “As aves de subsistência são potenciais reservatórios de doenças e têm sido objeto de atenção sobre a ótica epidemiológica, sendo de grande preocupação para as empresas avícolas. A ausência de medidas de biosseguridade, assim como o contato contínuo com aves de vida livre tornam essas criações mais susceptíveis as infecções gerais”, explica Lagatta.
Para comentários, dúvidas e sugestões de temas, enviar e-mail para facta@facta.org.br.
O podcast FACTA é patrocinado pelas empresas: Boehringer Ingelheim, CHR-Hansen, Evonik, Hyline, MSD, Nutron, Phibro, Suiaves e YES.
Sobre a FACTA
A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.
Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.
Para mais informações acesse: www.facta.org.br/