No Centro-Oeste, empresas do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho na demanda por crédito em outubro, indica Serasa Experian
1 de dezembro de 2023Avaliação nacional registrou alta de 10,1% na busca das companhias por recursos financeiros São Paulo, 01 de dezembro de 2023
– Em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2022, todas as Unidades Federativas (UFs) do Centro-Oeste do país registraram alta na busca das companhias por recursos financeiros.
Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito e mostram, ainda, que o maior índice foi no Distrito Federal (18,9%) e o menor, em Goiás (10,9%).
Confira, no gráfico abaixo, os dados da região por estados:
No cenário nacional, as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras impulsionaram o crescimento da busca por crédito realizada durante o mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Com aumento de 10,5%, as MPEs superaram a alta geral do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, que considera empresas de todos os portes e atingiu 10,1%.
Além disso, as grandes tiveram aumento de 8,4% e as médias empresas registraram queda de 4,0%. Confira no gráfico e tabela abaixo os números completos:
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o cenário otimista sugere que, a redução da taxa Selic e da inflação no país está motivando as empresas a buscarem financiamento.
A disponibilidade de recursos financeiros para manter liquidez e cumprir compromissos com fornecedores é importante para a sobrevivência e operação das empresas”.
Na análise por setores, a categoria “Serviços” cresceu 15,1%, em seguida ficou “Demais” – que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor” –, com aumento de 5,8%. “Comércio” e “Indústria” vieram na sequência com 5,8% e 5,1%, respectivamente.
Todas as UFs apresentam crescimento
Em outubro deste ano, todas as Unidades Federativas (UFs) tiveram reação positiva na busca por crédito.
O destaque ficou com o Distrito Federal, que apresentou aumento de 18,9%. Confira os dados dos demais estados no gráfico abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!
Soluções da Serasa Experian para CNPJs
É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance.
Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades.
Clique aqui e fique por dentro!
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: Como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta com acesso gratuito e intuitivo.
A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, mais confiança a empresa apresenta.
Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:• Existência de dívidas vencidas negativadas;• Consultas à Serasa Experian;• Faixa etária do consumidor;• Cadastro Positivo devidamente aberto;• Dados cadastrais do consumidor atualizados;• Registros de pagamento de contas em dia;• Avaliações de crédito frequentes;• Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;• Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100).
O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.
Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos.
É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW.
Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.
Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade.
Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Equipe de Relações com a Imprensa Bruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comMaria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.comNicole Barreto | (11) 3066 7777 | nicole.barreto@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com