No Dia Internacional da Mulher, Quem Disse, Berenice? levanta conversa sem filtro nas redes sociais sobre a realidade da violência psicológica

No Dia Internacional da Mulher, Quem Disse, Berenice? levanta conversa sem filtro nas redes sociais sobre a realidade da violência psicológica

8 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Marca disponibilizará atendimento psicológico gratuito para mulheres, enquanto lidera movimento para aumentar a conscientização sobre o tema e ampliar rede de apoio

No Brasil, a violência psicológica contra a mulher faz uma vítima a cada três segundos. Para colocar luz a esse tema latente e atual, Quem Disse, Berenice? aproveita o Dia Internacional da Mulher (8/3) para lançar a campanha “a Real, sem culpa, seja assumidamente você”, que reflete a causa prioritária do posicionamento da marca, a culpa feminina, e desperta a atenção para a gravidade do assunto em busca de conscientizar e acolher mulheres. Além de oferecer atendimento psicológico gratuito a vítimas que passam pelo problema, a ação busca informar a população sobre esse tipo de violência que, embora não seja física, pode ser o primeiro passo para a agressão, minando, pouco a pouco, a autoestima da mulher, e gerando a culpa por meio de comportamentos, ameaças e manipulações.

“Quem disse, Berenice? é divertida, colorida, e também uma marca que puxa a conversa séria quando ela é necessária. Uma marca que tem por essência a liberdade, entende que apoiar as mulheres a se libertarem das culpas que sentem, especialmente quando não devem, é um importante papel. Sabemos que a violência psicológica tem o poder de alimentar esse sentimento, fazendo com que a vítima se responsabilize pelo que sofreu. Pensando nisso, como marca de beleza que está presente na rotina diária de cuidados de muitas mulheres, buscamos amplificar a consciência sobre o tema e a conversa, trazendo a potência de vozes femininas”, afirma Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Queremos conscientizar e ir além, criando uma corrente de apoio entre as mulheres e disponibilizando suporte psicológico gratuito para as vítimas, por meio de uma plataforma online, para conseguir atender mulheres de todo o país”, completa.

Para impulsionar uma conversa franca e sem filtros, Quem Disse, Berenice? é a primeira marca de beleza nacional a ingressar no BeReal atrelada a uma causa, por reconhecer a rede social como um canal que tem em sua essência retratar a vida real. Com o apoio de parcerias estratégicas e um time de influenciadoras que têm propriedade e se identificam com o tema, a QDB? dá o start à ação visando à conscientização e ao acolhimento.

ATENÇÃO AOS DETALHES

Além disso, a marca convidou a artista Lela Brandão Co. (@lelabrandao.co), por meio de sua marca homônima, para cocriar camisetas com estampas-manifesto, capazes de gerar reflexão. As peças contêm frases “escondidas” que precisam de atenção aos detalhes para serem compreendidas, assim como a violência psicológica.

São três opções de camisetas, com as frases: “Você não é difícil de AMAR”, “Não é CARINHO se você sente culpa o tempo inteiro” e “Mulher, você merece um amor SEM CULPA”. Parte da renda obtida com as vendas das peças será destinada à Vittude, plataforma para consultas psicológicas online e parceira da ação, para criação e ampliação de grupos de acolhimento para vítimas de violência psicológica com apoio especializado gratuito.

“Defendo a criação de roupas confortáveis para mulheres livres e reais; por isso, quando recebi o convite para a parceria com a Quem Disse, Berenice?, não pude deixar de correlacionar os propósitos das duas marcas e ver nessa união a oportunidade de beneficiar o público feminino, estimulando a reflexão em uma data que foi pensada para dar visibilidade às lutas e valorizar as mulheres”, destaca Lela Brandão.

O projeto, cocriado pela W3haus e pela Digital Social, hub de criação e estratégia de influência, puxa e potencializa o tema para as redes sociais, com apoio de um time de criadoras de conteúdos que já passaram por experiências de relacionamentos abusivos e já trazem isso para conversas com suas seguidoras. Amanda Souza, Alexandra Gurgel, Lorrayne Carolyne, Hana Khalil, Tia Má, Ju Leme e a própria Lela Brandão trazem conteúdos que contam com easter eggs que logo são revelados, assim como as mensagens das camisetas, mostrando que a violência psicológica pode estar escondida nas relações, demorando para ser notada.

“A conversa sobre violência psicológica e relacionamentos abusivos vem crescendo nas redes sociais, mas ainda não sabemos reconhecer os sinais e perceber que se trata de uma violência que deve ser interrompida. Ao usar a mecânica da própria rede para chamar a atenção para isso, vamos dar força a essa conversa de um jeito natural, como deve ser”, aponta Domênica Camatti, Head de Criação e Conteúdo da marca na W3haus.

Serviço:

Até o dia 31 de março, será possível adquirir as camisetas com exclusividade no e-commerce da marca Lela Brandão Co. As peças estão disponíveis do PP ao G1 e custam R$ 97, com parte desse valor sendo revertido para a criação e ampliação de grupos de acolhimento às vítimas de violência psicológica. Em parceria com a Vittude, a cada camiseta vendida, mais uma vítima poderá ser atendida com apoio psicológico especializado e gratuito. Válido para mulheres que buscarem ajuda no grupo de acolhimento até o fim de março. Pelo site da plataforma de terapia online é possível ter acesso à landing page onde a vítima pode se inscrever para participar dos grupos, que terão encontros 100% online e acessíveis para todo o Brasil, com expectativa de atender mais de 600 mulheres.

Aviso: a violência física e psicológica é crime previsto na Lei Maria da Pena. Disque 180 e denuncie.

Siga-nos: 

Site 

Instagram: quemdisseberenice 

TikTok: qdberenice 

Twitter: qdberenice 

BeReal: @qdbreal

YouTube: quemdisseberenice 

Facebook: quemdisseberenice 

#RealSemCulpa

Sobre a Quem Disse, Berenice? 

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.

Ficha Técnica

W3haus

Atendimento: Camila Barreto e Fernanda Santos

Criação e Conteúdo: Carolina Cottens, Daniele Almeida, Domênica Camatti, Guilherme Rech, Julia Pereira, Juliana Constantino, Larissa Magrisso e Vikki Góis

Estratégia e Dados: Débora Quirino, Eduardo Barreto

Mídia: Aline Manha, Eduardo Rech, Giordana Pires, Patrícia Angeletti e Rafaela Varella

Operações: Thais de Azevedo Ferreira

Produção: Hannah Perez, Lucas Costa e Maria Eduarda Bueno

Digital Social

CEO: Thays Almendra

Planejamento, Criação e Produção: Bruna Marques e Nathalia Pereira

BI: Maraísa Bueno

Aprovação: Alessandra Santos de Oliveira, Ariana Deschamps, Fernanda Galerani, Isabella Rosa, Marcela de Masi, Marianah Mikosz, Renata Gomide e Sylvia Maria Teixeira Alves Cardoso Castello Branco

PROS – PEOPLE RELATIONS


Compartilhar