No futebol, licenciamento transforma paixão em engajamento

No futebol, licenciamento transforma paixão em engajamento

22 de março de 2023 Off Por Ray Santos
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Uma estratégia de licenciamento eficiente é a chave para converter a paixão dos torcedores em engajamento verdadeiro, criando uma conexão duradoura entre a marca e seus fãs apaixonados

Por Bruno Koerich*

O futebol é um dos grandes consensos do Brasil. Toda semana durante a temporada do futebol brasileiro, faça chuva ou faça sol, as torcidas de todo o país comparecem em massa nos estádios para prestigiar seus times do coração. Qualquer brasileiro tem plena consciência de que o futebol é uma parte significativa de nossa cultura, e é amplamente considerado uma das maiores paixões nacionais. Para se ter uma ideia do potencial de engajamento desse esporte, é preciso lembrar que, em 2022, entre os meses de janeiro e novembro, o futebol brasileiro levou mais de 20 milhões de torcedores aos estádios no Brasil, de acordo com levantamento divulgado pela revista “LANCE!”.

Além de ser uma paixão nacional, o futebol também é um importante elemento comercial no país — e no mundo. Se trata de uma indústria altamente lucrativa e, talvez muitas pessoas não saibam, mas o licenciamento de marcas é uma parte essencial desse ecossistema. As empresas e marcas estão sempre buscando novas maneiras de se associar a equipes, jogadores e competições para ampliar sua presença e construir sua imagem de marca.

O licenciamento permite que os clubes, por meio do poder de engajamento do futebol, possam se conectar com seus fãs de uma maneira diferente do habitual. O Corinthians, por exemplo, possui Postos de Gasolina licenciados, ou seja, as pessoas vão abastecer seus carros nos postos do Timão, trazendo uma experiência diferente para o seu torcedor. Inclusive, em dias de jogos, existe uma espécie de arquibancada para que os fãs assistam aos jogos do clube. Espetacular, né?

Impactos financeiros e culturais do licenciamento no futebol

O licenciamento de marcas tem um impacto significativo no futebol, especialmente em termos financeiros. É uma fonte de receita importante para os clubes, que cedem os direitos de uso de sua marca e escudo para empresas produzirem e comercializarem produtos e serviços. Adicionalmente, o licenciamento ajuda as equipes a expandirem sua visibilidade e construírem sua base de fãs, o que pode ser benéfico para a venda de ingressos, produtos licenciados e patrocínios. Por sua vez, as empresas que adquirem esses direitos de licenciamento têm a oportunidade de se associar às equipes e competições, o que ajuda a ampliar sua presença e construir sua imagem de marca.

Além dos benefícios financeiros, o licenciamento de marcas também tem um impacto cultural no futebol. As marcas podem influenciar a forma como as pessoas percebem o esporte, e suas campanhas publicitárias podem ajudar a difundir mensagens e valores positivos. O licenciamento serve como um mecanismo para melhorar a qualidade dos produtos relacionados ao futebol, como uniformes e artigos de torcida, oferecendo aos fãs uma forma de expressar sua paixão pelo esporte de uma maneira divertida e inovadora.

Licenciamento e futebol caminham juntos para o futuro

Enquanto o futebol cresce em popularidade no Brasil, haja visto os recordes de público nos estádios, as empresas devem aproveitar essa oportunidade única de se conectar com seu público de uma forma autêntica e significativa. É hora de aprimorar as estratégias de licenciamento, para que as marcas possam desfrutar da força da paixão que os brasileiros sentem pelo futebol. Nesse cenário, não há dúvidas de que as plataformas inteligentes de licenciamento devem se fortalecer ainda mais nos próximos anos.

Por fim, destaco o importante papel do licenciamento na construção da incrível cultura futebolística que marca o povo brasileiro. O futebol deve seguir contagiando brasileiros e brasileiras com alegria, senso de coletividade e diversão, e as marcas devem acompanhar esse fluxo de paixão, oferecendo produtos e serviços cada vez mais atrativos para os torcedores em todas as partes do Brasil e do mundo. Com o crescimento implacável do número de pessoas acompanhando o futebol, a relação entre o esporte e o licenciamento deve se intensificar mais ainda. Por isso, apostar em estratégias inovadoras é determinante para garantir resultados ainda mais expressivos nos próximos anos.

Bruno Koerich * é CEO da Destra. Graduado em Administração, possui MBA em Gestão Empresarial.  

Sobre a Destra   

A Destra é uma plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço), especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas. Possui em seu portfólio marcas como PSG, Barcelona, Flamengo, Corinthians Zeca Pagodinho, Mentos, entre outras, atingindo cerca de 65 marcas licenciadas. Fundada em 2014, é referência na gestão do licenciamento e já recebeu investimentos de Darwin Startups, Bossanova e Thiago Nigro. Saiba mais em: Link.   

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