No mês “Maio Amarelo”, cinco atitudes poderosas para evitar acidentes no trânsito

No mês “Maio Amarelo”, cinco atitudes poderosas para evitar acidentes no trânsito

24 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Confira dicas simples e práticas que farão a diferença nas ruas e estradas, trazendo mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres

Maio, 2022 – Ninguém quer se envolver em um acidente. Mas já parou para pensar o quanto suas atitudes no trânsito colaboraram para colocar em risco a sua integridade física e das pessoas à sua volta? Por isso, no mês “Maio Amarelo”, que chama a atenção para o alto índice de acidentes, confira cinco atitudes básicas para tornar o trânsito mais seguro para você e para todos. 

1 – SEJA RESPEITOSO
Seguir as regras de trânsito e de civilidade é o primeiro e fundamental passo para a segurança no trânsito. Nesse caso, é mais o que não fazer:
NÃO consuma bebidas alcóolicas
NÃO use o celular ao volante
NÃO ultrapasse o sinal vermelho
NÃO dirija acima do limite de velocidade
NÃO ignore as sinalizações
NUNCA desrespeite as faixas de pedestres e ciclistas

2 – SEJA EDUCADO
Seja na estrada ou nas ruas, você não é piloto de carro de corrida. Dar a preferência e permitir uma ultrapassagem, por exemplo, são atitudes gentis, que tem o poder de evitar conflitos e acidentes. Nunca se esqueça: gentileza gera gentileza e evita dores de cabeça no trânsito.

3 – SEJA SAUDÁVEL
Acidentes acontecem também porque o motorista não estava em condições, sejam físicas ou mentais, para assumir o volante. Cansaço excessivo – leia-se sono –, doença – mesmo aquelas que parecem não ser nada – e alimentação inadequada, além de situações de desequilíbrio emocional, podem comprometer a direção e potencializar o risco de acidentes. Nesses casos, o ideal é usar transporte público ou pedir ajuda de um amigo, familiar ou colega de trabalho.

4 – SEJA INTELIGENTE
O modo como você se movimenta faz toda a diferença. Pratique a direção defensiva, ou seja, antecipe os riscos e dirija com atenção e consciência. Isso significa observar não apenas a via, mas os carros ao seu redor. Medidas simples, como redobrar a atenção em pista molhada e respeitar uma distância segura do veículo à frente, fazem toda a diferença.

5 – SEJA PREVENIDO
Falta de manutenção no veículo também pode provocar acidentes. Uma pane mecânica ou um pneu careca podem levar à perda do controle do veículo e acarretar graves consequências. Por isso, é preciso respeitar as orientações contidas no manual do fabricante e ficar atento aos sinais apresentados pelo carro. Manutenção preventiva é sinônimo de segurança.

CONFIANÇA – Nesse ponto, é importante garantir a qualidade dos produtos. A Promax Bardahl conta com uma linha completa de produtos desenvolvidos para o seu veículo funcionar de forma eficiente e econômica. Com 68 anos de experiência e liderança no mercado automotivo brasileiro, conta com linhas lubrificantes e aditivos para motores e radiadores com eficácia comprovada. Afinal, um veículo falhando pode gerar dificuldade numa ultrapassagem, por exemplo, aumentando riscos de acidentes.

Há também opções práticas para uso do próprio motorista e que ajudam na segurança, como o Bardahl Limpa Vidros, que elimina o embaçamento e prolonga a vida das palhetas, garantindo boa visibilidade mesmo sob chuva. No caso do imprevisto, o Bardahl Veda Pneu é um reparador instantâneo, que não necessita de ferramentas; basta conectar à válvula e acionar de forma contínua até acabar o conteúdo da lata para encher o pneu e seguir até um local especializado para fazer o reparo definitivo.

Mais informações:
Blog: https://blog.bardahl.com.br/

ZDL


Compartilhar