Nova ferramenta gratuita objetiva revolucionar o ensino da ciência geológica

Nova ferramenta gratuita objetiva revolucionar o ensino da ciência geológica

5 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Seequent lança um aplicativo na web para ajudar a combater a escassez global de geocientistas

A neozelandesa Seequent lança hoje, globalmente, e também no Brasil, o Visible Geology, um aplicativo gratuito baseado na Web para ensinar aos alunos de geociências como a geologia funciona — em 3D.

O Visible Geology oferece uma experiência de jogo imersiva e intuitiva que está pronta para transformar a maneira como os alunos de geociências aprendem os principais conceitos de geologia, uma ciência fundamental para a compreensão da Terra. O aplicativo foi desenvolvido com a CerebralFix, um estúdio de desenvolvimento de jogos que cria experiências digitais interativas e inovadoras para empresas, incluindo gigantes do entretenimento como a Disney, Pixar e Dreamworks. 

Com uma modelagem em 3D imersiva na nuvem por meio de uma interface simples e intuitiva, o aplicativo vai além dos métodos tradicionais de ensino baseados em papel e em 2D. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode acessar o Visible Geology gratuitamente, sem necessidade de assinatura.

Graham Grant, CEO da Seequent, afirma: “Na Seequent, nossa paixão é inspirar a próxima geração de geocientistas. Sabemos como esses profissionais são essenciais para entendermos os recursos da Terra e resolvermos alguns dos desafios mais urgentes e complexos do mundo, desde a resiliência climática até a transição energética. Com a queda no número de matrículas para essa área e a aposentadoria de profissionais mais experientes, há uma crise na força de trabalho que deverá afetar nosso modo de vida. É por isso que utilizamos nossa experiência como líderes mundiais em software de geociências e convidamos a especialista em jogos CerebralFix para criar o Visible Geology e disponibilizá-lo para todos, gratuitamente.”

Em todo o mundo, as universidades relatam um declínio significativo nas matrículas em geociências, e os cursos estão sendo encerrados. A Austrália registrou uma queda de 40% no número de estudantes de geociências que concluíram seus cursos nos últimos oito anos* e, em 2020, o Reino Unido percebeu uma redução de 43%** no número de estudantes de geologia desde 2014. O American Geosciences Institute (Instituto Americano de Geociências) prevê um déficit de mão de obra de 130.000 geocientistas nos EUA até 2030***.

Chelsea Rapp, uma das CEOs da CerebralFix, ressalta: “Os videogames têm uma capacidade incrível de transformar a educação ao combinar experiências imersivas com aprendizado interativo. Eles são muito mais do que apenas entretenimento: aplicativos como o Visible Geology são ferramentas dinâmicas que capacitam os alunos a explorar e experimentar de maneiras que não seriam possíveis com os métodos tradicionais.”

A Dra. Kate Pedley, conferencista de geologia da University of Canterbury, Nova Zelândia, participou do processo de teste do Visible Geology com seus alunos e já está incorporando o app aos seus cursos de graduação. Ela destaca: “O Visible Geology é intuitivo e fácil de usar. Os alunos podem brincar com ele e se divertir, além de ampliar a compreensão de uma forma que não seria possível com os complicados mapas em 2D. O Visible Geology cria uma ponte entre os alunos e o software profissional de geociência que eles usarão no mercado de trabalho.” |

O Visible Geology complementa o programa acadêmico da Seequent, uma rede internacional de estudantes, educadores e pesquisadores que utilizam o software profissional da Seequent por um custo baixo ou gratuito, para ampliar nossa compreensão da geologia em mais de 500 universidades de destaque.

KIT DE MÍDIA – CLIQUE AQUI

ACESSE AQUI O VISIBLE GEOLOGY

Sobre a Seequent 

Seequent, The Bentley Subsurface Company, ajuda empresas a compreender a subsuperfície com a confiança necessária para tomar decisões melhores mais rapidamente. A Seequent desenvolve tecnologia líder mundial, na vanguarda das geociências, transformando a forma de trabalhar dos nossos clientes. Todos os dias, nós os ajudamos a desenvolver recursos minerais essenciais de maneira mais sustentável, projetar e construir uma infraestrutura melhor, gerar energia renovável e reduzir o impacto no meio ambiente. A Seequent opera em 150 países e mantém com orgulho a sua sede na Nova Zelândia.

PR Seequent


Compartilhar