Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, revela estudo

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, revela estudo

25 de outubro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024”. que revela as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil.

As cinco primeiras marcas do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú, se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias. 

Para o lançamento, foi realizado um evento com o tema “Como as marcas à prova de futuro estão navegando os desafios econômicos”, em parceria com a Tendências Consultoria.

A empresa enriqueceu o debate ao apresentar as novas inclinações do mercado e o atual cenário econômico brasileiro. 

“Essas marcas se destacam pela capacidade de combinar uma visão clara de futuro com uma experiência engajadora para seus públicos. Com os dados obtidos, conseguimos fornecer um panorama abrangente sobre as companhias que estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, explica André Matias, CEO da Timelens.

O estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.

A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência.

O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias. 

Destaques do Future-Proof Score 2024

Entre os principais destaques do ranking estão cinco nomes: Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes.

A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas].

Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google continuam a moldar o futuro com avanços em inteligência artificial e realidade aumentada.

A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.

Empresas como Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021.

Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.

As três companhias que mais aumentaram o seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram:

  1. Itaú (+12%)
  2. Apple (+8%)
  3. Mercado Livre (+7%)

Novos entrantes

Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024.

A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais. 

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente.

Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

Veja na íntegra o ranking com as 30 marcas à prova de futuro, abaixo.

# Marcas Setor Score 2024 Variação 2024/2021 
1Nubank Financeiro 792 1% 
2Netflix Serviços 773 2% 
3Mercado Livre Varejo 755 7% 
4Amazon Varejo 747 6% 
5Itaú Financeiro 743 12% 
Natura Bens de consumo 742 -8% 
7Apple Tecnologia 723 8% 
Microsoft Tecnologia 711 4% 
Google Tecnologia 710 6% 
10 iFood Serviços 706 -3% 
11 Adidas Bens de consumo 689 3% 
12 Spotify Serviços 688 4% 
13 Samsung Tecnologia 680 -3% 
14 McDonald’s Bens de consumo 670 1% 
15 Magazine Luiza Varejo 665 -9% 
16 C&A Varejo 663 -5% 
17 Renner Varejo 662 -2% 
18 Burger King Bens de consumo 660 2% 
19 Coca-Cola Bens de consumo 658 -1% 
20 Redbull Bens de consumo 657 
21 O Boticário Bens de consumo 656 NOVA 
22Nestlé Bens de consumo 655 3% 
23 Brastemp Bens de consumo 654 1% 
24 Shopee Varejo 653 NOVA 
25Porto Seguro Serviços 651 NOVA 
26 Hering Varejo 643 NOVA 
27 Skol Bens de consumo 640 2% 
28 Shein Varejo 639 NOVA 
29 Banco do Brasil Financeiro 638 NOVA 
30 Petrobras Energia 636 NOVA 

Sobre a Timelens

A Timelens é uma consultoria especialista em conectar dados e encontrar insights estratégicos que explicam comportamentos, percepções e interesses.

Seus estudos fornecem uma compreensão profunda sobre o comportamento dos consumidores e tendências de mercado para promover estratégias de negócio mais assertivas e conectadas.

O estudo “Future-Proof Score” é uma ferramenta que ajuda marcas a se posicionarem de maneira mais assertiva no mercado, guiando decisões estratégicas e garantindo a resiliência das empresas em um cenário competitivo.

Maytê Lopes Executiva de Atendimento +55 11 95430-8911O2kirkyhJEWwufsnlVhm9aOdT7Bq7o4kqP4Ob1pcscXCadstJSDxKlzSEnCNeTHp3u2FLIGepvAaUeC_X22tlIXU1RYq6lV6zxaRqr09240XCbkfN9mqwwHQWwPcFPye8MS-qien

Compartilhar