Número de setores industriais confiantes é o maior desde outubro de 2022, diz CNI
27 de novembro de 2024Na passagem de outubro para novembro, ICEI de quatro setores migrou de falta de confiança para confiança, totalizando 27 segmentos otimistas
Empresários de 27 dos 29 setores industriais estão confiantes, mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial de novembro, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (27). De acordo com o levantamento, é o maior número de setores otimistas desde outubro de 2022.
Na passagem de outubro para novembro, o ICEI subiu em 14 segmentos, diminuiu em 13 e se manteve em dois. Em quatro dos setores nos quais o indicador aumentou, o índice ultrapassou a marca dos 50 pontos.
- biocombustíveis;
- móveis;
- madeira;
- produtos de borracha.
Por isso, o total de setores confiantes passou de 23, em outubro, para 27, em novembro.
Empresas de todos os portes e regiões seguem confiantes
Nas indústrias de grande porte, o indicador continua no mesmo patamar observado no mês anterior, de 54 pontos. Nas de médio porte, registra 52,8 pontos (- 0,1 ponto). Já nas empresas de pequeno porte, o índice saiu de 51,9 pontos para 51,5 pontos.
No recorte geográfico, apenas o ICEI da região Sul aumentou (+ 2,2 pontos). Nas regiões Norte e Nordeste, o indicador caiu 2,3 pontos e 0,8 ponto respectivamente. Já para as indústrias do Sudeste e no Centro-Oeste, a CNI indica que a confiança ficou praticamente estável.
“Apesar de o ICEI de algumas regiões e das indústrias de pequeno porte ter caído, empresários de todos os portes e regiões seguem confiantes”, pondera o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Sobre o ICEI Setorial
O ICEI é utilizado para identificar mudanças na tendência da produção industrial. O indicador auxilia na previsão do produto industrial e, por conseguinte, do PIB brasileiro, visto que empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda.
Para esta edição do ICEI Setorial, a CNI consultou 1.838 empresas: 740 de pequeno porte; 671 de médio porte; e 427 de grande porte, entre os dias 1º e 12 de novembro de 2024.
Jornalismo CNI