O uso correto de antibióticos e a luta contra a resistência antimicrobiana é um problema global

O uso correto de antibióticos e a luta contra a resistência antimicrobiana é um problema global

22 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

– A Semana Mundial da Conscientização Antimicrobiana é celebrada todos os anos, de 18 a 24 de novembro

– Mais de 50% da população não sabe o que é resistência antimicrobiana (RAM), de acordo com pesquisa realizada pela Essity

São Paulo, 22 de novembro do ano 2022 – A resistência antimicrobiana (RAM) ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem mutações, tornando-se insensíveis aos medicamentos. Como resultado, os antibióticos e outros tratamentos antimicrobianos passam a ficar ineficazes, resultando em infecções cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.

A Semana Mundial da Conscientização Antimicrobiana é celebrada, todos os anos, de 18 a 24 de novembro. A Essity, empresa sueca líder em higiene e saúde, une-se às atividades com o objetivo de aumentar a conscientização da RAM e reafirma seu compromisso de promover boas práticas médicas.

De acordo com o “Relatório de Higiene e Saúde 2022”, conduzido pela Essity, 69% dos entrevistados dizem que a RAM é um problema de saúde pública que precisa ser tratado. Além disso, 39% das pessoas dizem estar mais conscientes de que a higiene fará a diferença para ajudar a deter a propagação da resistência aos antibióticos.

Os antibióticos são cada vez mais ineficazes à medida que a resistência aos medicamentos se espalha pelo mundo, levando a infecções mais difíceis de tratar e ao aumento da mortalidade. Entretanto, se a forma como os antibióticos são usados atualmente não for alterada, novas alternativas terão o mesmo destino que os remédios atuais e se tornarão ineficazes.

A RAM tem custos consideráveis para as economias dos países e seus sistemas de saúde, pois afeta a produtividade dos pacientes, ou de seus cuidadores, devido à permanência prolongada no hospital e à necessidade de cuidados mais caros e intensivos. Estima-se que a RAM seja responsável por 10 milhões de mortes no mundo até 2050, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Para a Essity, é importante continuar investindo em pesquisa e tecnologias que forneçam aos consumidores produtos e soluções que ajudem a melhorar sua qualidade de vida. É preocupante que 50% das pessoas que pesquisamos na “Pesquisa de Higiene e Saúde 2022″ não saibam o que é resistência antimicrobiana. Há uma necessidade urgente de ação para informar à população o que é e como reduzir sua incidência. É por isso que, em 2017, estabelecemos uma aliança global com a Fundação das Nações Unidas, para que a Essity faça parte dos especialistas internacionais em RAM, que propõem e implementam iniciativas para atacar e conscientizar sobre este problema”, é o que afirma o diretor comercial do Brasil para Soluções Médicas na Essity, Diego Becker.

“Quando se trata de combater a resistência antimicrobiana, a Essity tem a experiência de melhorar as soluções de higiene das mãos através de sua marca Tork® e de prevenção e gerenciamento de infecções. Com as marcas Cutimed® Sorbact® e Leukomed®, a companhia fornece curativos para tratamento de feridas que utilizam uma abordagem inovadora para reduzir a carga biológica em feridas sem o uso de agentes quimicamente ativos, o que pode ajudar a reduzir o uso excessivo de antibióticos”, finaliza Diego.

Sobre a Essity

Dedicada a melhorar o bem-estar por meio de seus produtos e serviços, a Essity é líder mundial em higiene e saúde. Com atuação em aproximadamente 150 países sob as marcas globais TENA® e Tork®, além de outras marcas fortes como como JOBST®, Leukoplast®, Actimove®, Cutimed®, Delta-Cast® e Libresse®, possui cerca de 46 mil colaboradores e suas vendas líquidas em 2021 totalizaram aproximadamente 12 bilhões de euros. A sede da empresa fica localizada em Estocolmo, na Suécia e está listada na bolsa de valores Nasdaq Estocolmo. No Brasil, a companhia conta com 530 colaboradores, com operação local na cidade de São Paulo e uma fábrica localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. A Essity quebra barreiras pelo bem-estar e contribui para uma sociedade saudável, sustentável e circular. Mais informações em www.essity.com

Assessoria de Imprensa Essity Brasil


Compartilhar