Oito dicas essenciais para a saúde da mulher

Oito dicas essenciais para a saúde da mulher

7 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Na semana do Dia Internacional da Mulher (8/3), confira orientações para o cuidado e prevenção das doenças que mais atingem o público feminino 

Estudos apontam que cânceres de mama e de colo uterino, doenças cardiovasculares, osteoporose, infecções urinárias, endometriose, HPV e depressão estão entre os problemas de saúde que mais atingem as mulheres.

Mas, o que a maioria das doenças citadas tem em comum? Elas possuem entre os principais fatores de risco os hábitos de vida, como alimentação, consumo de álcool, prática de exercícios, entre outros, que colaboram para o surgimento e/ou agravamento dessas condições clínicas.

Na semana do Dia Internacional da Mulher (8/3), o Hospital Bom Pastor, pertencente à Pró-Saúde, em Guajará-Mirim (RO), região remota do Norte do país, destaca oito dicas essenciais para manter os cuidados com a saúde. A unidade é a única maternidade do município e presta atendimento via SUS nas áreas de ginecologia e obstetrícia.

Estudos apontam que a adoção de hábitos saudáveis contribuem para o aumento da expectativa de vida. Nos casos de câncer, por exemplo, apesar de fatores de risco imutáveis, como idade e genética, a Sociedade Americana de Câncer atribui um terço das mortes da doença à adoção de dietas desequilibradas e à falta de atividades físicas.

“Estamos falando de atitudes simples, como, por exemplo, se exercitar, comer melhor, não fumar e reservar momentos para o lazer. Ações que se realizadas de forma contínua, tem um impacto muito positivo na saúde”, destaca o médico Juan Carlos Boado, que atua no Bom Pastor.

Outro fator essencial é a prevenção, já que por meio de exames periódicos, é possível diagnosticar alterações precocemente, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.

O ideal é que todas as mulheres realizem um check-up anualmente, com exames laboratoriais, de urina e fezes, colpocitologia oncótica (Papanicolau) e ultrassons. “Prevenir é sempre a melhor alternativa! Com esses exames é possível avaliar desde a parte mais básica, como níveis de colesterol, hormônios e possíveis infecções, até as mais complexas, como a presença de tumores nas mamas e colo uterino”, explica Juan.

“A partir dos 40 anos é fundamental adicionar o exame de mamografia para investigar profundamente o câncer de mama, e a partir dos 51 anos, as mulheres devem ficar atentas aos riscos de osteoporose”, complementa o clínico geral. O check-up pode ser feito pelo SUS e o primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Confira abaixo oito dicas para o cuidar da saúde da mulher:

– Diga não ao sedentarismo e busque atividades físicas com que tenha mais afinidade;

– Controle o estresse, ele é um fator de risco para diversas doenças;

– Priorize o sono e os momentos de descanso e lazer;

– Cuide da sua saúde mental;

– Não esqueça de tomar sol regularmente, isso ajuda a manter a quantidade necessária de vitamina D;

– Dê um basta nos hábitos nocivos à saúde, como o consumo de álcool, tabaco e outras substâncias;

– Faça o check-up regularmente e realize exames de rastreamento;

– Opte pela reeducação alimentar, priorizando frutas, legumes, alimentos integrais e fontes magras de proteínas. Moderação é a chave!

Pró-Saúde


Compartilhar