ONG coordena evento realizado no Congresso Nacional

ONG coordena evento realizado no Congresso Nacional

15 de maio de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Comissão Temática da Prematuridade será lançada em parceria com a FPMS

Maio de 2024 – No ano em que comemora dez anos de trabalho em prol da causa da prematuridade, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) no congresso Nacional, promove o lançamento de uma Comissão Temática de Prematuridade.

O evento acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo dia 16 (quinta-feira), a partir de 8h.

O propósito do evento é dialogar sobre pautas relacionadas às causas e consequências do parto prematuro e, nesse contexto, construir um plano de trabalho intersetorial voltado a essa temática.

A instalação dessa Comissão cria um movimento de diagnóstico, reflexão e discussão para implementar melhorias nas políticas públicas, planos e programas que abarcam o tema da prematuridade no Brasil, desde a prevenção do parto precoce até a garantia dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.

Além dos duzentos parlamentares signatários da bancada, são convidados a participar do lançamento e contribuir com a construção do plano de trabalho, autoridades das mais diversas áreas de atuação do Poder Executivo, como a saúde, educação, assistência social, cidadania, direitos humanos, mulheres, povos indígenas, igualdade racial, dentre outras.

Além disso, participarão famílias de prematuros, profissionais da saúde, acadêmicos e pesquisadores, representantes de sociedades científicas, órgãos, redes e alianças relevantes ao tema, conselhos profissionais e instâncias colegiadas.

“Será importante contar com a expertise de quem constrói e executa políticas públicas, como os parlamentares, em especial os que apoiam a causa no Congresso Nacional, além do Executivo e do Judiciário, mas, sobretudo, será fundamental contar com a contribuição das famílias de prematuros nessa construção”, diz a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos e pode, algumas vezes, deixar sequelas físicas e psicológicas para os bebês e para os pais.

O Brasil está entre os dez países do mundo com maior número de partos prematuros, que nem sempre podem ser prevenidos.

Porém, iniciativas voltadas à educação sexual para adolescentes, políticas de planejamento reprodutivo, bem como à melhoria no acesso e qualidade das consultas de pré-natal, podem reduzir as taxas de prematuridade e representam grandes desafios para que o país avance nesse cenário; é isto que a Comissão Temática da Prematuridade pretende promover.

O evento é presencial e exclusivo para convidados, mas haverá transmissão ao vivo pelo canal da ONG no YouTube. (YouTube.com/prematuridade)

Sobre a ONG Prematuridade.com – A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias.

A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal.

A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.

Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 9 9748-1732 WhatsApp

Isabella Ostolin – isabella@predicado.com.br 11 99571-7400

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144.5585 WhatsApp


Compartilhar