ONU: há milhares de mortos a mais na Ucrânia

10 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

© Reuters/Marko Djurica/Direitos Reservados Internacional

Maioria das mortes ocorreu devido ao uso de armas explosivas

Publicado em 10/05/2022 – 09:21 Por Emma Farge – Repórter da Reuters* – Genebra

Reuters

Há milhares de civis mortos na Ucrânia além dos 3.381 relatados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em quase 11 semanas de guerra no país, disse nesta terça-feira (10) a chefe da Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia.

A equipe, que inclui 55 monitores no país, afirmou que a maioria das mortes ocorreu devido ao uso de armas explosivas, com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos.

“Temos trabalhado em estimativas, mas tudo o que posso dizer por enquanto é que é milhares de vezes mais alto do que os números que demos atualmente”, disse Matilda Bogner em entrevista em Genebra, quando questionada sobre o número total de mortos e feridos.

“O grande buraco negro é realmente Mariupol, onde tem sido difícil ter acesso total e obter informações totalmente confirmadas”, acrescentou, referindo-se à cidade portuária no Sudeste da Ucrânia que tem enfrentado os combates mais pesados da guerra.

A Rússia nega ter como alvo os civis e chama sua invasão, lançada em 24 de fevereiro, de “operação militar especial” para desarmar a Ucrânia e livrá-la de nacionalistas antirussos fomentados pelo Ocidente. A Ucrânia e o Ocidente dizem que esse é um falso pretexto para conter uma guerra de agressão não provocada.

Bogner afirmou que sua equipe também está investigando o que descreveu como “alegações confiáveis” de tortura, maus-tratos e execuções pelas forças ucranianas contra as forças invasoras russas e grupos armados afiliados.

“Em termos da extensão das violações pelas forças ucranianas – embora a escala seja significativamente maior do lado das alegações contra as forças russas -, também estamos documentando as violações pelas forças ucranianas”, disse ela.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Compartilhar