Open Labs lança Programa de Liderança Feminina para colaboradoras

14 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O objetivo é estimular, facilitar e orientar mulheres na carreira em TI

Idealizado por Patrícia Cherchi, responsável por BSS Pré Sales da Open Labs, o projeto tem como objetivo estimular, facilitar e orientar as colaboradoras da empresa na introdução e engajamento à carreira de TI. O lançamento será nesse mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com palestra de Lucelena Ferreira, referência brasileira em liderança feminina, que abordará temas como a importância da diversidade de gênero no cenário empresarial contemporâneo, obstáculos de gênero nas organizações e o papel do líder na construção de uma cultura inclusiva que favoreça a organização de equipes de alto desempenho.

Com reuniões mensais, o programa terá temas específicos e pré-determinados, além de palestras periódicas. “Queremos proporcionar aculturamento em ambiente corporativo através do estímulo da conscientização e empatia quanto as diversidades e complementaridades de gênero”, destaca Patrícia Cherchi.

João Pias, CEO da Open Labs, destaca com entusiasmo a importância do programa: “É preciso promover a equidade de gênero dentro das empresas. Mais do que nunca, as grandes corporações estão de olho em mudar este cenário, visto que a presença feminina na liderança das empresas é comprovadamente um positivo diferencial”.

Segundo Gisele Alves, Head de RH da empresa, desde 2020, a Open Labs tem trabalhado fortemente com as lideranças e time de Recrutamento e Seleção para elevar o número de mulheres na organização: “O programa em andamento é a materialização de ideias em ações em prol do amadurecimento do tema dentro da organização”.

O mais recente estudo do IBGE, de março de 2021, revela a menor quantidade de mulheres ingressando, se desenvolvendo, alcançando cargos de chefia e direção em relação aos homens no ambiente de trabalho, mesmo sendo a população feminina numericamente maior do que a masculina e já com maior índice de escolaridade também. Esse número é ainda menor se considerarmos mulheres no mercado de tecnologia.

Patrícia Cherchi conta como surgiu a ideia do projeto: “Esse contexto social, com números mostrados nas inúmeras pesquisas, eu vivenciei ao longo da minha carreira no ambiente coorporativo de TI/Telecom. Considerando as novas funções de esposa, dona de casa e mãe que foram surgindo, somadas aos erros e acertos na condução da minha carreira, desenvolvi uma consciência sobre a minha vontade e responsabilidade, no dia a dia, através da prática de vida, de estimular, ser facilitadora e orientar mulheres na iniciação e engajamento de suas carreiras em TI. Não seria suficiente, contudo, direcionar energia para o grupo de mulheres sem pensar em dar atenção e cuidar do entorno através de aculturamento, ensinamento de empatia quanto à diversidade e complementaridade de gênero para todo o ambiente corporativo onde fosse possível ‘calçar o sapato do outro’, promovendo oportunidades de reflexões, trocas positivas, construindo um clima organizacional mais consciente, inclusivo e harmônico, características essas que ajudam na maximização de desempenho da empresa”.

Sobre a Open Labs SA.

Somos uma empresa de inovação tecnológica, soluções convergentes e serviços digitais. Desenvolvemos sistemas nas áreas de negócios, operações, redes, TV e mídia.

Fazemos parte do Grupo Altice Labs, com sede em Portugal. No Brasil, temos unidades de desenvolvimento de software em São Paulo e Rio de Janeiro. Operamos em múltiplos mercados onde a demanda por soluções robustas e resultados audaciosos são imprescindíveis.

Com criatividade e agilidade, empoderamos empresas a construírem novos produtos e soluções por meio de diferentes tecnologias com foco na experiência do cliente, eficiência operacional, automatização digital e conectividade.

Patrícia Cherchi (foto principal), responsável por BSS Pré Sales da Open Labs e idealizadora do Programa Liderança Feminina.

Carvalho Com,.


Compartilhar