Operação Prolepse – PMA de Campo Grande autua infrator por incendiar restos de vegetação em sua propriedade

Operação Prolepse – PMA de Campo Grande autua infrator por incendiar restos de vegetação em sua propriedade

26 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Campo Grande realizavam trabalhos de orientação de prevenção aos incêndios nas propriedades rurais no município de Aquidauana, na operação Prolepse de prevenção aos incêndios rurais e urbanos e perceberam fumaça de um incêndio em uma propriedade rural.

Os policiais foram ao local e localizaram o uso do fogo sem a licença ambiental.

O proprietário da fazenda havia realizado a limpeza de uma área de pastagem na propriedade e incendiava os restos de troncos, arbustos e galhadas, que estavam dispostos em amontoados (leiras) em 1 hectare de área.

O infrator (84), residente em Aquidauana, foi autuado administrativamente ontem (24) e foi multado em R$ 1.000,00 pela infração ambiental cometida.

O autuado também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.

Ele foi orientado sobre os problemas dos incêndios, inclusive, sobre o risco de perda de controle, bem como sobre o Decreto “E” nº 70, do Governo do Estado que proíbe as autorizações de queima, desde o dia 1º de maio.

OPERAÇÃO PROLEPSE DE PREVENÇÃO AOS INCÊNDIOS

Durante os trabalhos, a equipe realizou orientação preventiva aos incêndios em três propriedades no município de Rochedo.

Os trabalhos na operação Prolepse ocorrem e ocorrerão todos os anos, seguindo objetivos e metas específicas e integradas com uso de tecnologias, informação, educação ambiental e, por último, repressão.

No ano passado (2021) foram visitadas 762 propriedades rurais e percorridos 35.000 km em estradas para chegar às propriedades e em navegação.

Em cada propriedade em que as pessoas são orientadas, elas recebem um folheto com informações preventivas aos incêndios, bem como há o preenchimento de um questionário contendo algumas questões e o fortalecimento do compromisso daquelas pessoas, em prevenir e não fazer uso do fogo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fotos: PMA/MS


Compartilhar