Outubro Rosa: expressar vulnerabilidade é um ato de coragem

21 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Projeto Mulherar, da Duomo Aprendizagem Corporativa, conscientiza sobre a importância de compartilhar situações preocupantes para fortalecer o coletivo

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para alertar a sociedade sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce e incentivar mulheres a realizarem os exames.

É importante olhar com atenção para a saúde e lutar por direitos, como atendimento médico e tratamento de qualidade. O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo e o segundo no Brasil, corresponde a 28% dos novos casos e é a primeira causa de mortalidade por câncer nas mulheres.

Durante esse mês, a Duomo Aprendizagem Corporativa, com o projeto Inteiras para Mulherar o Mundo, ressalta a importância de reconhecer as limitações individuais e como saber a hora de pedir ajuda pode fortalecer o grupo. Demonstrar-se vulnerável significa mostrar-se de forma genuína, assim é possível aprender a olhar de outra maneira para as situações do dia a dia. Querer se proteger da vulnerabilidade faz com que as pessoas deixam de buscar auxílio e podem ter dificuldade de enxergar seus próprios limites de bem-estar e saúde mental. Esse é um dos temas abordados durante a mentoria do programa Mulherar.

Mari Martins, diretora Administrativa Financeira da Duomo Aprendizagem Corporativa e executive coach à frente do projeto Mulherar, cita um exemplo do livro “A coragem de ser imperfeito”, de Brene Brown, para exemplificar. “Certa vez, uma equipe de gerentes disse: sabíamos que o nosso diretor estava passando por um problema grave. Ele se isolou, demorou para envolver a equipe e quando isso aconteceu, pudemos apoiá-lo e dividir a carga com ele. Assim, conseguimos chegar na solução mais rápido. Compartilhar a vulnerabilidade encorajou uma reação que forneceu uma proteção genuína, fortalecendo o vínculo entre as pessoas. Também gerou soluções mais criativas. O grupo ganhou em afeto e eficiência”, aponta.

Algumas atitudes podem ajudar a fortalecer este comportamento e a trabalhar a autoconfiança:

•      Identificar os gatilhos da ansiedade;

•      Interpretar a ameaça de maneira mais realista;

•      Desafiar os pensamentos catastróficos e generalizados;

•      Verificar o que fazer para enfrentar a situação;

•      Usar o método de enfrentamento passo a passo;

•      Pedir ajuda;

•      Respirar e dar uma resposta de cima para baixo;

•      Mindfulness.

Sobre a prevenção de doenças físicas ou para restabelecer a saúde mental, Mari Martins comenta: “sempre é importante nos percebermos e expressarmos a nossa vulnerabilidade. Essa é a condição para nos protegermos, estabelecermos vínculos, termos empatia e relações mais saudáveis com nós mesmas e com a vida. No final das contas, viveremos mais plenamente, e mostrar-se vulnerável nos torna mais corajosas”.

Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa

https://duomo.com.br

Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas de aprendizagem.

Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e fortalecer as competências humanas, criando treinamento sob medida para cada empresa.

Entre os destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.

Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.

Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.

Por Paula Ferezin


Compartilhar