Para integrar gestores públicos e melhorar os serviços, oficina de inovação é ministrada em novas Cidades Empreendedoras

1 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Onze novos municípios que integram o terceiro ciclo do programa em Mato Grosso do Sul recebem capacitação oferecida pelo Sebrae/MS

Quando se pensa em inovação, geralmente, imagina-se grandes mudanças envolvendo diferentes tipos de tecnologia, porém, muitas vezes, uma simples alteração na forma de fazer um procedimento pode ser considerado algo inovador por possibilitar uma grande melhoria no resultado daquela ação.

Com a proposta de apresentar esse ponto de vista aos gestores municipais que atuam nas prefeituras dos onze novos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS realiza em cada cidade a oficina “Inn Xperience” que apresenta técnicas para a melhoria de processos com a proposta de auxiliá-los a melhorar o serviço oferecido para a população.

De maio a junho deste ano, receberam a capacitação os servidores de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes e Ponta Porã. A partir do próximo mês será agendada uma data para a realização da oficina em Santa Rita do Pardo. De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Anekelly Oliveira, a oficina é um passo importante, não só para trazer uma nova visão aos servidores a respeito da inovação, mas, principalmente, para integrar as equipes de modo que possa ser feito um trabalho mais efetivo.

“O programa Cidade Empreendedora propõe que novas ações sejam desenvolvidas nos municípios de modo a promover o desenvolvimento local, porém, quando o Sebrae começa a atuar no território em conjunto com a prefeitura, percebemos que, algumas vezes, as secretarias têm dificuldade em trabalhar de forma conjunta. Então, a capacitação aproxima os gestores, propõe que eles pensem juntos em melhorias e percebam que é possível atuar de forma conjunta e obter melhores resultados”, destacou Anekelly.

Durante a oficina as equipes de cada prefeitura analisaram de que forma as tarefas são executadas pela a administração municipal, identificaram os desafios e propuseram alternativas. “Vivemos um momento focado em inovação e essa oficina promove aos gestores a possibilidade de construção coletiva da solução de problemas, com olhar em ferramentas ágeis como métodos de inovação. A oficina é feita de forma dinâmica para que todos possam contribuir e identificar os pontos de contato negativos dos processos”, explicou a consultora do Sebrae, Érika Jacob, uma das responsáveis por ministrar a capacitação.

Gestores aprovam

Para os gestores municipais que participaram da oficina, a capacitação foi uma oportunidade para análise dos processos. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Água Clara, Andreele Marques, foi possível identificar formas de otimizá-los. “A oficina nos deu ferramentas para decidir os próximos passos da gestão no município. Os assuntos trabalhados foram essenciais para alcançarmos, com dedicação, os objetivos do plano de ação, refletindo em melhorias na cidade”, salientou.

A secretária municipal de Assistência Social de Batayporã, Maynara Wruck, também citou a importância da ação para a melhoria dos processos públicos locais. “Se caminharmos de maneira célere, os resultados sairão de forma mais clara e rápida. A oficina nos apresentou possibilidades de análise e nos deu ferramentas para solução conjunta dos processos”, expôs.

Foco e planejamento também foram pontos importantes tratados na oficina, de acordo com o secretário municipal de Administração de Bataguassu, Rafael Muchon. “O Sebrae, por meio de ações como essa, tem nos auxiliado a observar os processos públicos com um olhar mais apurado, identificando problemas e facilitando sua resolução em circunstâncias que muitas vezes nos passam despercebidas no dia a dia”, ressaltou o gestor.

Além do aspecto inovador da oficina, para Antônio Ribeiro, gerente do núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura Naviraí, a ação permitiu a integração dos servidores, que não têm oportunidade de interagir desta forma no dia a dia. “Envolver os diversos setores públicos em um exercício como este é importante para compartilharmos ideias e encontrarmos meios inovadores para gestão. Agora, iremos trabalhar para efetivar nosso plano de ação e colocar em prática essas melhorias”, concluiu.

A oficina realizada em cada município resultou em um plano de ação que será executado pelos gestores públicos para a melhoria do serviço prestado à população. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Sebrae-MS


Compartilhar