Parceria entre Parque Tecnológico Itaipu e Nokia impulsionam o ecossistema de redes privativas 5G  

Parceria entre Parque Tecnológico Itaipu e Nokia impulsionam o ecossistema de redes privativas 5G  

13 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Inovação e Conectividade acelerando a indústria 4.0. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) recebeu a empresa Nokia para mais um importante passo na consolidação do ecossistema de redes privativas 5G no Brasil. A Nokia é um importante ator no mercado de redes privativas, atuando como fornecedor de implementação e gestão dessas infraestruturas. 

No Brasil, empresas e indústrias vêm optando por redes privativas que permitam o uso do 4G e 5G, possibilitando o aprimoramento de operações que demandam alta transmissão de dados, uso de imagens/vídeos e uplink, e automatização de equipamentos.

A transição para a quinta geração de conectividade, isto é, o 5G, depende de fatores que promovam o desenvolvimento desses equipamentos e dispositivos, bem como integrem as demandas dos usuários aos desenvolvedores e fornecedores. 

É neste cenário que o PTI-BR vem contribuir para ecossistema 5G: com a rede privativa e o Centro de Competência de Tecnologias Aplicadas, está se preparando para se tornar um dos principais integradores para ecossistema, que promete ser um grande vetor para o avanço do cenário nacional através da Indústria 4.0.

Neste contexto, se conecta a Nokia como primeiro Aplication Partner do Brasil. 

Com a Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também presente na visita e com importante papel de fomentadora do desenvolvimento do tema a nível nacional, o PTI-BR também vem tramitando propostas de projetos e oportunidades de tração do 5G com Business Cases, com as indústrias nos mercados de utilities e infraestruturas críticas. 

Segundo o Gerente do Centro de Competências em Tecnologias Abertas e IoT do PTI-BR, Willbur Souza, a expansão da 5G é um dos principais pilares para o desenvolvimento contínuo de tecnologias futuras e inovações em diversas áreas da sociedade, com aplicações que podem acelerar a indústria 4.0.

“Agora a gente vai avançar em agendas específicas, junto com a empresa Nokia, para começarmos a mostrar esses potenciais de aplicações da rede 5G”, afirmou.  

Estiveram presentes no encontro o presidente da Nokia, Raghav Saghal; o diretor Carlos Gramajo, e os representantes Ailton Domingues dos Santos Filho e Marcelo Entrecont, além do Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Igor Nogueira Calvet e o Gerente de Novos Negócios, Tiago Faierstein. 

Sobre a conexão 5G

A conexão 5G é a quinta geração de tecnologia de rede de telecomunicações móvel, sucedendo o 4G. Ela representa uma evolução significativa em relação às gerações anteriores, oferecendo velocidades de internet muito mais rápidas, maior capacidade de dados e menor latência (tempo de resposta entre dispositivos e servidores). 

A importância da tecnologia 5G é abrangente e impacta várias áreas: velocidade e desempenho já que essa conexão oferece velocidades de internet substancialmente mais altas; Internet das Coisas (IoT), tornando viável a adoção de casas e cidades inteligentes, veículos autônomos, saúde digital e muito mais; Saúde e medicina, possibilitando procedimentos médicos remotos em tempo real e tele cirurgias; Indústria 4.0, permitindo a conexão instantânea de máquinas e sistemas de produção; Missões críticas de inspeção de áreas risco; entre outras.    

Créditos imagens: Kiko Sierich/PTI
PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU – BRASILA v. Presidente Tancredo Neves, 6731, 85867-900 – Foz do Iguaçu


Compartilhar