Partilha do pão celebra significado da Páscoa no Colégio Franciscano Pio XII

14 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Outras atividades como conversas sobre o sentido da vida e respeito às celebrações das tradições religiosas também entram na programação nas semanas que antecedem as comemorações da data

O significado da Páscoa é sempre trabalhado com as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I no Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, nas aulas de Ensino Religioso junto à Pastoral. A data, que envolve atividades, brincadeiras, ações pedagógicas e conversas, é também de muita reflexão sobre respeito ao outro e solidariedade.

Os preparativos para a celebração já começaram e os alunos da Educação Infantil (G2 ao 1° ano) vão preparar o pão da Páscoa na cozinha experimental da instituição nos dias que antecedem o dia da partilha, para ser compartilhado com colegas e famílias. “No dia da partilha, haverá um momento em que o professor de Ensino Religioso conversa a respeito de valores e virtudes como amor ao próximo, generosidade e a importância da vida”, afirma Renata Weffort, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII.

Já os alunos dos 2º do Ensino Fundamental I tiveram um momento na capela do Colégio para conhecer um pouco mais sobre os símbolos da Páscoa e uma celebração especial sobre valorização da vida no salão da Educação Infantil com as professoras polivalentes, a coordenadora pedagógica Maria Cristina Gomide Giglio e o professor de Ensino Religioso José Maria.

As turmas de 3ºs a 5ºs anos do Ensino Fundamental celebram em 12 e 13 de abril a memória da Páscoa judaica e da Páscoa cristã, incluindo a partilha do pão ázimo que os alunos levarão para as famílias. “Como estamos em uma escola católica, é de fundamental importância que todos os alunos, inclusive os não católicos, tomem conhecimento deste período mais importante para o cristianismo. Também reforçamos o respeito às tradições religiosas e suas celebrações”, explica Maria Aparecida Rocha Scognamiglio, coordenadora da Pastoral do Colégio Franciscano Pio XII.

Ainda, estas turmas fizeram um trabalho integrado sobre a Páscoa com a área de Ensino Religioso e de Inglês. Najla Ghabar, professora de Ensino Religioso, discutiu com os alunos os diferentes significados da Páscoa, recuperando a origem do significado, que é a ideia de transformação a favor do surgimento da vida, trabalhando a ideia de como a Páscoa pode ser vivida na própria vida, ou seja, quais transformações são necessárias para viver de forma mais plena. “Para finalizar as ações, estamos realizando a celebração na capela do Colégio, com a proposta que eles sejam multiplicadores dessa reflexão em casa”, diz a professora Najla. “Os depoimentos dos pequenos são incríveis. Tem sido muito especial essa experiência”. Nas aulas de Inglês, os alunos encerraram a proposta fazendo uma guirlanda.

Ainda, os estudantes do Período Integral também terão uma celebração divertida para a data. Um breve vídeo sobre o sentido da páscoa será exibido e a “caça ao cordeiro” acontece com os alunos procurando pistas na trilha ecológica do Colégio, participando de desafios e chegando ao prêmio no final da brincadeira.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Communica Brasil


Compartilhar