Partilha do pão celebra significado da Páscoa no Colégio Franciscano Pio XII

Partilha do pão celebra significado da Páscoa no Colégio Franciscano Pio XII

13 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Outras atividades como conversas sobre o sentido da vida e respeito às celebrações das tradições religiosas também entram na programação nas semanas que antecedem as comemorações da data

O significado da Páscoa é sempre trabalhado com as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I no Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo.

A data, que envolve atividades, brincadeiras, ações pedagógicas e conversas, é também de muita reflexão sobre respeito ao outro e solidariedade.

Os preparativos para a celebração já começaram e os alunos da Educação Infantil (G2 ao 1° ano) vão preparar o pão da Páscoa na cozinha experimental da instituição nos dias que antecedem o dia da partilha, para ser compartilhado com colegas e famílias.

“No dia da partilha, haverá um momento em que o professor de Ensino Religioso conversa a respeito de valores e virtudes como amor ao próximo, generosidade e a importância da vida”, afirma Renata Weffort, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII.

Já os alunos dos 2º do Ensino Fundamental I tiveram um momento na capela do Colégio para conhecer um pouco mais sobre os símbolos da Páscoa e uma celebração especial sobre valorização da vida com as professoras polivalentes, a coordenadora pedagógica Maria Cristina Gomide Giglio e o professor de Ensino Religioso.

As turmas de 3ºs a 5ºs anos do Ensino Fundamental celebram em 12 e 13 de abril a memória da Páscoa judaica e da Páscoa cristã, incluindo a partilha do pão ázimo que os alunos levarão para as famílias.

“Como estamos em uma escola católica, é de fundamental importância que todos os alunos, inclusive os não católicos, tomem conhecimento deste período mais importante para o cristianismo.

Também reforçamos o respeito às tradições religiosas e suas celebrações”, explica Maria Aparecida Rocha Scognamiglio, coordenadora da Pastoral do Colégio Franciscano Pio XII.

Nas aulas de Ensino Religioso, diferentes significados da Páscoa foram trabalhados com estas turmas, de 3ºs a 5ºs anos, como sua origem, que é a ideia de transformação a favor do surgimento da vida. Nas aulas de Inglês, os alunos farão uma guirlanda de ovos de Páscoa de papel, em que um vai pintar e decorar um ovinho com palavras que representam algo que gostariam de renovar em suas vidas, como “generosity”, “happiness”, “honesty” e “respect”. Um grupo foi escolhido para enviar uma mensagem de amor e levar um coelhinho decorado para visitar cada criança da Educação Infantil.

Ainda, os estudantes do Período Integral também terão uma celebração divertida para a data. Um breve vídeo sobre o sentido da páscoa será exibido e a “caça ao cordeiro” acontece com os alunos procurando pistas na trilha ecológica do Colégio, participando de desafios e chegando ao prêmio no final da brincadeira.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana.

Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Informações para a imprensa – Colégio Franciscano Pio XII:

COMMUNICA BRASIL

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br – (11) 98672-6959

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br – (11) 99173-9120

www.communicabrasil.com.br 


Compartilhar