Passeio ciclístico marca entrega do projeto Clube da Bike em Mato Grosso do Sul

3 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

 Projeto, desenvolvido pelo Grupo Pereira, teve 523 adesões no Estado

Para incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte entre os colaboradores, o Grupo Pereira entregou 523 bicicletas em Campo Grande (MS), como parte do projeto Clube da Bike.  Foram contempladas quatro unidades de negócios do grupo: loja União do Fort Atacadista, loja Rio Brilhante do Comper, Atacado Bate Forte e a sede Administrativa do Grupo Pereira. A entrega de 83 unidades foi feita no último domingo, dia 1, em um evento que contou com um passeio ciclístico com os colaboradores.

Ainda com previsão de expansão para outros estados, o Clube da Bike já atinge cerca de 10% da força de trabalho, com 1.728 participantes, do total de 16 mil funcionários. A expectativa é de que 16 outras unidades espalhadas pelo Brasil recebam o projeto até o fim do ano, segundo Paulo Silva, diretor de Gente e Gestão, do Grupo Pereira. “Esse projeto surgiu em Joinville, considerada a cidade da bicicleta, há 3 anos, porque percebemos que muitos funcionários iam para o trabalho com bicicletas, mas elas eram precárias, sem equipamentos e sem segurança. Foi uma forma de motivá-los, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Em Campo Grande, a adesão foi surpreendente”, conta.

Pelo projeto, os funcionários são estimulados à adesão com incentivo de 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, custeado pelo Grupo Pereira e o valor restante pode ser parcelado pelo colaborador em até dez vezes com desconto na folha de pagamento.  “A iniciativa tem ajudado a mudar hábitos e a saúde dos nossos colaboradores que estão percebendo as vantagens de pedalar. Além de fazer bem para o corpo, é mais econômico e não polui, uma ótima opção para quem mora mais perto das lojas, como é o caso de muitas pessoas no grupo”, afirma o presidente do Grupo, Beto Pereira.

Para Carlos Ximenes, representante da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), presente no evento de entrega, outro benefício do projeto é a melhoria da mobilidade urbana. “É um projeto exemplar para a saúde de quem participa e traz outra vantagem que é tirar mais veículos em trânsito, diminuindo a emissão de poluentes. Campo Grande é uma cidade plana e conta com quase 100 km de extensão em ciclovias espalhadas na cidade e projetos assim devem ser incentivados”, avalia.

Quem já aderiu a prática de deixar o carro em casa e trabalhar de bicicleta foi o motorista João Aires, funcionário há 3 meses no Grupo, que comemora os resultados na balança. “Já emagreci 9 quilos em dois meses e meio, fazendo uma reeducação alimentar e agora pedalando diariamente para o trabalho. São 32 km por dia na bicicleta”, comemora. Herick Selex da Silva, coordenador de vendas no Broker Pantanal, empresa do Grupo Pereira, há 5 anos na empresa, recebeu sua nova bike no domingo. “É um projeto sustentável e os funcionários agora estão indo mais de bike para o trabalho, fomentando a atividade física”, aponta. Já o coordenador de operações de logística, Aluísio Pereira, há 23 anos no Grupo, tem carro mas agora vai optar pela pedalada. “São 3 km e vou poder aproveitar esse tempo me exercitando”, disse.

Para fazer parte do Clube da Bike, é preciso assinar o termo de adesão, atuar em alguma das unidades onde o projeto está disponível, não ter faltas injustificadas, advertências ou suspensão nos últimos três meses. A manutenção da bike é responsabilidade do colaborador. As unidades participantes dispõem de bicicletários.

Everson Silva Santos, é um dos mais novos colaboradores da loja Fort Atacadista União, na capital, e aderiu ao projeto para ter hábitos mais saudáveis e incentivar os colegas. “Com a facilidade que o Grupo Pereira nos proporciona, na compra da bicicleta, muitos colaboradores estão aderindo ao projeto. E, com a alta do combustível, ir pedalando para o trabalho é uma opção que contribui, não só para a economia, mas também para a melhora do meio ambiente e saúde de todos”, conta Everson Silva Santos, gerente de loja Fort Atacadista.

Clube de Bike

Santa Catarina, onde o projeto se iniciou, tem o maior número de lojas participantes, no total de 12, localizadas nas cidades de Joinville, Itajaí, Porto Belo e Florianópolis. Até o momento são 1.728 colaboradores participantes do Clube de Bike, em todo Grupo Pereira, sendo 1.180 adesões no sul do país, 523 em Mato Grosso do Sul e 25 em Jundiaí.

Sobre o Grupo Pereira 

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 94 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 48 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 640 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Grupo Sato


Compartilhar