Peça teatral “Amor/Manifesto” mergulha na poesia e arte urbana para dialogar com jovens

20 de abril de 2021 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Coletivo AMAPOLA se conecta com jovens do Brasil inteiro para uma experiência de teatro digital inspirado na poesia e na arte urbana. Mesclando recursos de Cinema e Teatro, a peça busca inspirar sensibilidade mesmo diante do momento complexo vivido em razão da pandemia.

Espetáculo “Amor/Manifesto” analisa reflexos da pandemia e inspira jovens a manter a sensibilidade

De 23 a 25 de abril de 2021,  sexta-feira e sábado, às 20h00, domingo às 18h00, acontece a temporada virtual de estreia do espetáculo “Amor/Manifesto” do Coletivo AMAPOLA de Teatro e Poesia Urbana, que será transmitida gratuitamente através do canal do grupo no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCL4IlHlxRSXOId-Lc60LAlA)

Em razão da pandemia da COVID-19, o espetáculo presencial “AMOR MANIFESTO ou Poema da Pequena Morte” ganhou uma adaptação inédita para o formato digital intitulada “Amor/Manifesto”.

Com direção geral de Lilian de Lima e dramaturgia de Lis Ricci, o espetáculo conta com a Adaptação e Direção Audiovisual de  Tico Dias e Binho Cidral, mesclando elementos de Cinema e Teatro, vislumbrando uma experiência digital interessante para o público jovem.  O roteiro é assinado pelos quatro artistas, Lis Ricci, Lilian de Lima, Binho Cidral e Tico Dias. 

“Recriamos esse espetáculo na tentativa de dialogar com o tempo presente, levando em consideração o distanciamento social necessário neste momento. No processo criativo dessa nova versão, imaginamos a poesia como um caminho para conduzir o público jovem a uma experiência de trocas de afeto, inspirando a esperança em dias melhores”, explica o Coletivo AMAPOLA.

Inspirada na famosa fábula “A Cigarra e A Formiga” a montagem questiona em que momento da vida somos um ou outro, e traz essa reflexão para a complexidade do momento atual, refletindo sobre como o cotidiano nos contagia e cega, ou quando o amor e o afeto nos despem e trocam nossa pele. 

A partir de um encontro ao acaso, a Cigarra passa a questionar o olhar corriqueiro e sistemático da Formiga, propondo uma nova forma de perceber o mundo. Um caminho de mudança que pode ser possível por meio do afeto e da empatia.

“A pandemia trouxe uma realidade de desigualdade social ainda mais gritante, uma luta árdua pelo sustento, além de exigir de cada um de nós o isolamento em prol do coletivo. Isso tudo tem nos endurecido. Mas, como permitir que o corpo sensível continue existindo dentro de nós? Como continuar sendo Cigarra com a vida “enformigando” todo dia?”, explica o coletivo.

Abordando o tema com leveza, “Amor/Manifesto” é inspirado na poesia e na arte urbana, enxergando nesse universo um terreno de possibilidades de transformação social e inspirando um olhar através dessa perspectiva para a nossa realidade atual.

“Durante o processo de criação, ouvimos relatos de jovens que por se sentirem oprimidos pelas urgências da vida, acabavam se esquecendo de quem são como seres sensíveis, empáticos e viventes. Por isso, queremos trazer essa reflexão para esse público, entendendo que essas pessoas estão justamente na fase de se perceberem no mundo”, comenta o grupo.

O Coletivo AMAPOLA de Teatro e Poesia Urbana é um grupo de São Paulo, criado em 2015, que possui dois espetáculos. O primeiro, A Cumplicidade das Cigarras, foi montado de forma independente e estreou no 10° Festival Mundo, em João Pessoa – PB, em 2015.

O processo de criação do segundo espetáculo, AMOR MANIFESTO ou Poema da Pequena Morte, foi realizado a partir do edital ProAC-ICMS e finalizado em 2020. Em razão da pandemia, a peça foi adaptada para o formato online com o nome “Amor/Manifesto”. A nova temporada começa no dia 23 de abril, com apresentações abertas ao público geral e três apresentações especiais para instituições educacionais públicas, que atendem estudantes a partir dos 14 anos.

As ações fazem parte do projeto Amor Manifesto Online contemplado no PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com “Amor/Manifesto”, o Coletivo AMAPOLA busca inspirar um olhar mais humano e afetuoso das pessoas para o modo como vivemos, para que a sensibilidade, o afeto e empatia, prevaleçam apesar do cenário complexo vivido no Brasil atualmente. 

Mais informações em: www.instagram.com/coletivoamapola ou @coletivoamapola 

Ficha Técnica:

Elenco: Caroline Oliveira, Filipe Celestino, Lis Ricci, Priscila Ortelã e Thiago Mota | Dramaturgia: Lis Ricci | Direção geral: Lilian de Lima | Roteiro: Lis Ricci, Lilian de Lima, Binho Cidral e Tico Dias | Adaptação  e Direção Audiovisual: Tico Dias e Binho Cidral | Cenário: Julio Dojcsar | Figurinos/adereços: Silvana Marcondes, Gizele Panza e Larissa Miyashiro | Direção Musical: William Guedes | Co-direção musical e trilha sonora: Thiago Mota | Canções: Marcelo Zorzeto e Criolo| Preparação corporal: Uil Braga | Arte Gráfica: Felipe Tercetto | Assessora de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Lucas Vedovoto | Assistência de produção: Priscila Ortelã 

SERVIÇO – Amor/Manifesto

SINOPSE: A obra é inspirada na fábula A Cigarra e a Formiga, que tantas vezes foi contada durante a infância, para ensinar às crianças o valor do trabalho.

Na fábula do Coletivo AMAPOLA, a partir de um encontro ao acaso, a Cigarra passa a questionar o olhar corriqueiro e sistemático da Formiga, propondo uma nova forma de perceber o mundo nesse estado pandêmico. As ruas, as paredes, as avenidas e a vida lá fora ganham um novo contorno. A partir das memórias afetivas que a Cigarra divide com a Formiga, elas se transformam juntas. E a fábula é contada a partir da ótica de um coletivo de artistas que grita, canta e pinta, entre as paredes cinzas que ainda podem ser espiadas pelas janelas e telas. Duração: 20 minutos (aproximadamente)

Quando: 23, 24 e 25 de abril de 2021 

Horário: Sexta-feira e sábado, às 20h00 / Domingo às 18h00

Onde assistir: https://www.youtube.com/channel/UCL4IlHlxRSXOId-Lc60LAlA

Classificação Livre – Grátis

Por Luciana Gandelini


Compartilhar