PIONEIRA EM MS – Três Lagoas implementa mapa interativo de obras, saiba como funciona

9 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Quem percorre as ruas de Três Lagoas pode perceber que o município se transformou em um verdadeiro canteiro de obras e, como forma da população acompanhar o avanço das melhorias que estão sendo implementadas pela Prefeitura nos quatro cantos do município, foi implantado o Mapa Interativo de Obras, uma ferramenta que faz de Três Lagoas pioneira em Mato Grosso do Sul.

O sistema, que traz interatividade, integra informações e informatiza processos, foi implementado em março deste ano e está atualizado com as obras que foram licitadas sob a responsabilidade e fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Trânsito (SEINTRA).

VISUALMENTE ACESSÍVEL

A plataforma oferece imagens de mapas, satélite e até mesmo focos de calor. Assim é possível verificar a localização da obra com mais detalhes e identificar as regiões com a maior concentração de intervenções de obras públicas em andamento.

O mapa pode ser consultado pelo celular ou desktop e contém informações atualizadas referente a cada obra em execução no município, com informações gerais do contrato, como objeto, empresa contratada, prazos de execução, status de situação, ou seja, se está em andamento, a iniciar, paralisada, concluída etc., contendo ainda fiscais da obra, informações financeiras, fotos e entre outros elementos.

Todos podem consultar as informações através dos sites oficiais http://treslagoas.ms.gov.br/serviço/mapadeobras ou diretamente por https://treslagoas.obrasgov.com.br/obras-gov-map/#/map.

SEMPRE ATUALIZADO

No sistema é possível que o cidadão acompanhe a evolução das obras licitadas e em execução no município. A gestão e a fiscalização dos contratos dessas obras são de responsabilidade da SEINTRA e, com esse software especializado, é possível um gerenciamento de todas as etapas da obra, desde a composição do orçamento, gestão dos contratos, da obra e de fornecedores, até a visualização de indicadores estratégicos.

O Diretor de Infraestrutura do Município, Nelvio Henrique Ferreira, disse que o planejamento de contratação da plataforma iniciou ainda em 2021 e, depois de licitado, o sistema entrou em operação oficialmente em março deste ano, sendo totalmente implantado ao fim do primeiro semestre, permitindo mais uma ferramenta de consulta por parte da população às informações das obras que estão sendo executadas em Três Lagoas e principalmente a gestão desses contratos por parte do município.

“Com esta ferramenta é possível que a população conheça as obras que estão acontecendo no município, a evolução e as que já foram finalizadas. É comum que as pessoas se atentem às obras que estão em sua rota diária, mas muitas vezes não têm conhecimento das que estão sendo executadas em um outro ponto de Três Lagoas, bairro, região ou distrito, e o Mapa Interativo permite ter essa visão global de forma acessível e simples”, reforçou o diretor de infraestrutura.

O SISTEMA

O Obras.gov é especializado na gestão de contratos de obras públicas. As funcionalidades do software permitem compor orçamentos, fazer medições, publicizar de forma transparente e online as ações, centralizar e padronizar informações e ter uma visão estratégica de todos os contratos.

As funcionalidades são: Composição de Custos e Orçamentos, Gestão de Contratos e Medições, Diário de Obras, Mapa Interativo de Obras, Consultas Avançadas e Indicadores.

ACESSANDO O SISTEMA

Acessando o sistema pelo link http://treslagoas.ms.gov.br/serviço/mapadeobras ou diretamente por https://treslagoas.obrasgov.com.br/obras-gov-map/#/map, o cidadão vai ter uma visão global das obras que estão sendo realizadas em Três Lagoas. Veja:

Figura 1

É possível identificar o tipo de obra através de ícones específicos (tags) que ficam fixados no local onde a obra ou serviço está sendo executado, sendo que as categorias são: Educação, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Infraestrutura, Habitação, Segurança e Saneamento e Outros.

Figura 2

Na página inicial, do lado esquerdo é possível visualizar a lista das obras que já foram licitadas, estão em andamento, finalizadas ou as que ainda serão iniciadas.
Nesta lista, é possível, ainda, escolher um dos empreendimentos e ter acesso a diversas informações ao objeto contratado, o que está sendo executado e aquilo que ainda será feito.

É importante reforçar que a atualização dos dados é realizada automaticamente pela plataforma do sistema, de acordo com o acompanhamento do contrato feito pelo fiscal da obra em suas atividades rotineiras.

“Todas as informações estão diretamente vinculadas à execução dos contratos, que juntos alcançam atualmente a ordem de pouco mais de R$ 117.000.000,00 e que, com o auxílio de uma ferramenta ágil e eficaz são geridos diretamente pela SEINTRA, sendo de suma importância o planejamento, a gestão e a transparência pública”, enfatizou ainda o diretor de infraestrutura.

Além dos valores, o internauta consegue ter acesso às imagens da evolução da obra, acompanhando desde o início, até a fase atual.

Figura 3

A ferramenta ainda permite que o usuário filtre as informações, de acordo com as suas preferências e interesses.

De acordo com o Diretor de Infraestrutura, a ferramenta está em constante evolução e vem sendo alimentada há cerca de 6 meses. “A equipe esta se adequando ao uso do sistema e apesar de ser algo novo, a interação está sendo positiva e os dados estão sendo constantemente inseridos no sistema”, comentou.

Nelvio ainda reforçou que assim que a obra é finalizada, ela recebe um selo verde ao lado do ícone de categorização e os dados permanecem no mapa para acesso do usuário, sendo renovado a cada exercício.

AIorK4xFNr-wL5nBkEqd_-h7ZB-2ej6h63DQRL_24T3VaZNcRV-RQAGVAXk-Ii0HjLu7lBFXDlIqxCU

Compartilhar