Pix no e-commerce: tudo o que você precisar saber

30 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
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Levantamento aponta Pix como a segunda maior modalidade de pagamento nos e-commerces

Por Pedro Castro

De acordo com o Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos, o crescimento exponencial do recebimento via Pix nas compras pela internet tem potencial para alcançar 92% até julho de 2023. 

Os dados, coletados no primeiro semestre, mostram o aumento do Pix em diferentes formas de transações, como as online. Segundo a pesquisa, a nova modalidade empata com a de pagamento via boleto e fica atrás apenas dos pagamentos com cartão de crédito.

Lançado em novembro de 2020, a aceitação via Pix iniciou janeiro de 2021 com 16,9%, à época era a quinta forma de pagamento mais aceita no país. Com quase dois anos chega ao patamar de 78%.

Para os lojistas o recebimento via Pix traz um ganho de fôlego para o fluxo de caixa, pois é uma modalidade de pagamento que beneficia tanto o cliente quanto o comerciante, pois o consumidor de hoje em dia busca agilidade e praticidade, já o lojista quanto menos custo ele tiver melhor para o seu negócio e isso o Pix proporciona.

O Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos analisou 59 lojas online de relevância no mercado brasileiro, dos mais diferentes segmentos que juntas representam 85% do e-commerce do Brasil. Outro dado importante identificado no levantamento aponta que muitas empresas têm proporcionado incentivos para pagamentos por Pix. 24% das lojas que aceitam pagamento nessa modalidade oferecem algum tipo de desconto para os clientes.

Essa é uma forma não apenas de incentivar o cliente a pagar com Pix, mas também de fidelizar, pois além do desconto a experiência de compra é um grande atrativo, afinal o cliente não precisa ficar esperando muito tempo a confirmação da compra, tendo em vista que o pagamento consta em minutos.

Em menos de dois anos de existência, essa é a primeira vez que o Pix empata com a modalidade de pagamento por boletos, que também aparece na pesquisa com 78% de aceitação nos e-commerces. Por sua vez, as vendas por crédito ainda dominam as transações nos comércios eletrônicos, sendo aceito por 98,3% dos varejistas, ocupando com isso o primeiro lugar.

Confira a seguir as principais vantagens do Pix para o varejo

1. Agiliza pagamentos

Uma das principais vantagens do pagamento via Pix é a agilidade no pagamento, pois permite o cliente efetuar uma compra a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo os feriados. A instantaneidade do pagamento é o principal atrativo, pois a partir do momento em que o cliente efetua o pagamento da compra, até o dinheiro cair na conta do comerciante, se gasta um tempo médio de dez segundos. 

2. Melhora a experiência do cliente

Outra vantagem a se considerar é que essa modalidade proporciona uma melhor experiência de compra para o cliente, afinal não depende da confirmação do banco para saber se a compra foi aprovada. A instantaneidade segue sendo o principal aliado dessa modalidade, o que permite que a entrega seja feita de forma mais rápida.

3. Reduz custos operacionais

Pagamento via Pix não necessita de intermediário (PagSeguro) para a efetivação da transação, isso porque o próprio sistema bancário se conecta com o Banco Central e faz a mediação, reduzindo com isso os custos para o lojista. Sem contar as taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

4. Elimina intermediários

Conforme explicado anteriormente, as transações via Pix acontecem diretamente entre pagador e recebedor, não havendo a necessidade de intermediários. 

5. Aumenta o fluxo de caixa

Pagamento via Pix aumenta o fluxo de caixa da empresa, o que pode facilitar na reposição de mercadorias ou investimentos em várias áreas da empresa. 

SnowGo
Fundada em 2014, inicialmente com o nome Gelo Delivery, a startup surgiu da experiência de seu fundador, Pedro Castro, com o mercado gelado, atuando na administração de fábricas, distribuidoras e lojas. A logtech tem como propósito facilitar o acesso dos clientes ao produto, promovendo uma experiência de compra ágil e acessível. Com uma cartela de mais de 3 mil clientes atendidos na cidade de São Paulo, a empresa tem um conceito de DNA inovador, com o objetivo de facilitar, modernizar e tornar ainda mais acessível e rápida a compra do gelo, seja para eventos corporativos, aniversários, comemorações, churrascos, ou até mesmo para aquele almoço em família.

Agencia Temma


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