PMA de Corumbá, Instituto Acaia Pantanal, empresa Zanir Furtado e voluntários realizam Educação Ambiental e plantio de 500 mudas nativas em áreas queimadas no Pantanal

27 de janeiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar Ambiental possui um trabalho sistemático de Educação Ambiental nas escolas rurais do Pantanal, inclusive, as que margeiam o rio Paraguai. Durante os trabalhos da expedição de Educação Ambiental e social que ocorre todos os anos e que aconteceu no final o mês de novembro de 2021, da qual participam várias instituições, com uso de uma lancha de grande porte da PMA, os alunos e ribeirinhos solicitaram que houvesse plantio de mudas nativas, no sentido de ajudar a recomposição da vegetação de algumas áreas queimadas do Pantanal, especialmente, à margem de cursos d’água.

A PMA reuniu parceiros e, às 05h00 de ontem (26), deslocaram-se do porto Limoeiro até a Escola Jatobazinho (80 Km de Corumbá pelo rio Paraguai) onde, juntamente com funcionários da empresa Zanir Furtado, que também doou as mudas, do instituto ACAIA, instituição que mantém a escola Jatobazinho, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, e voluntários, em um total de 20 pessoas, plantaram 500 mudas de árvores nativas do Pantanal, com o objetivo de recompor parte da área queimada no ano de 2021, naquela região. Também houve participação das comunidades locais, que se comprometeram a cuidar das mudas plantadas. 

A atividade foi planejada pelas entidades mencionadas, com participação da Polícia Militar Ambiental de Corumbá, pensando no legado importante a ser deixado às futuras gerações e na importância de cada um contribuir para a manutenção do ambiente equilibrado e, principalmente, com o objetivo de cada vez mais despertar a sensibilidade ambiental na população, por meio da Educação Ambiental. As mudas plantadas foram das espécies piúva, aroeira e ingá do brejo. Sempre que há o trabalho de Educação Ambiental, a Polícia Militar Ambiental também leva equipes para a fiscalização preventiva. As equipes fiscalizaram as regiões do Jatobazinho, Castelo, baía do Tuiuiú e Califórnia. Felizmente, nada irregular foi encontrado. À noite, as equipes retornaram a Corumbá.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fotos: PMA/MS


Compartilhar