PMA de Dourados reúne assentados e realiza orientação em prevenção aos incêndios na operação “Prolepse” em assentamento do município de Rio Brilhante

8 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande, (MS) – A Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou trabalhos de orientação nas propriedades rurais do Assentamento Silvio Rodrigues, no município de Rio Brilhante ontem (6), com foco especial na prevenção e na educação ambiental para a redução dos crimes ambientais. Os trabalhos preventivos fazem parte da operação Prolepse lançada o ano passado (22/3/2021), que visa a minimização dos incêndios no Estado por meio da orientação, educação e, por último, pela repressão.

Na fase informativa e educativa, que é permanente durante a operação, as propriedades rurais são visitadas e os proprietários recebem informações verbais, bem como por meio de “folders” contendo as informações relativas aos problemas dos incêndios. Em cada propriedade em que as pessoas são orientadas há o preenchimento de um questionário contendo algumas questões sobre medidas preventivas aos incêndios adotadas em cada propriedade rural. Também é firmado o compromisso dos orientados, pequenos, médios e grandes proprietários rurais em prevenir e não fazer uso do fogo e, se realmente for necessário o uso, que seja feito com a devida licença ambiental.

A PMA sempre se preocupou com o problema ambiental dos incêndios, pois além do alastramento do fogo colocar em risco o meio ambiente e vidas selvagens, a dispersão de gases tóxicos que compõem a fumaça transcende os limites das propriedades, podendo causar danos irreparáveis a vizinhança, especialmente no perímetro urbano.  Os trabalhos de orientações continuam em todo o Estado e a PMA espera ao longo do tempo que este problema seja sanado, ou no mínimo, controlado.

PMMS


Compartilhar