PMA do Grupamento do Parque do Ivinhema surpreende pescador pescando com redes na área proibida do Parque e apreende barco, motor e 800 metros de redes de pesca

8 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande (MS) – Uma equipe de Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), que trabalha na operação Pesca Legal, realiza fiscalização preventiva no rio Paraná e Ivinhema, na área do Parque e no seu entorno e apreendeu barco, motor de popa e diversos petrechos ilegais de pesca.

No rio Ivinhema, na área proibida à pesca do Parque, ontem (7) à tarde, a equipe avistou um homem em um barco pescando com redes de pesca (petrechos proibidos). O infrator, ao perceber a presença da equipe, abandonou a embarcação e empreendeu fuga em meio à mata. Os Policiais adentraram à mata em perseguição ao pescador, porém, não houve êxito em sua prisão. Na embarcação, foram localizadas 11 redes de pesca.  Os petrechos ilegais, medindo 800 metros, o barco e o motor, foram apreendidos.

Felizmente a PMA chegou no momento em que o infrator iniciava a pecaria ilegal e a armar as redes de pesca, pois, se houvesse tempo, com essa quantidade de redes, o criminoso sozinho conseguiria dizimar cardumes locais. A equipe tentará identificar o criminoso por meio dos dados do motor de popa e da embarcação. Se identificado, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória, com pena de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00. A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses petrechos com alto poder de captura.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500


Compartilhar