Polícia Militar Ambiental de Aquidauana autua frigorífico em R$ 50 mil por derramamento de efluentes depois de arrombamento de lagoa de tratamento atingindo estrada e área vizinha

23 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana foi acionada sábado (19) à tarde por moradores, que perceberam efluentes industrial a céu aberto, que teria saído de um frigorífico, invadindo a estrada que dá aceso à Colônia Buriti em Aquidauana.

Imediatamente a PMA foi até o local indicado, realizou vistoria e percebeu uma grande quantidade de efluentes industriais, que escorriam pela estrada, atingindo propriedade vizinha. Não houve como precisar a quantidade derramada.

A equipe verificou que o material era proveniente de uma lagoa aeróbica da estação de tratamento do frigorífico. Depois de mais levantamentos ontem, o responsável pela empresa foi contatado hoje (22) e afirmou que o vazamento se deu, depois do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes, ocasionado por um grande formigueiro instalado à margem do tanque e que o problema já estava sendo sanado.

A empresa, com domicilio jurídico em Aquidauana, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 50.000,00. O responsável foi notificado a realizar a remoção dos resíduos.

A PMA ainda irá conferir a segurança da obra na lagoa, para evitar novo acidente. Com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/12/2/1998), os responsáveis também poderão responder por crime culposo de poluição, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fotos: PMA/MS


Compartilhar