Positivo Servers & Solutions oferece servidores com IA e tecnologia de resfriamento líquido para atender a demanda por equipamentos mais potentes
Foto: Shutterstock

Positivo Servers & Solutions oferece servidores com IA e tecnologia de resfriamento líquido para atender a demanda por equipamentos mais potentes

12 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Ao disponibilizar solução mais eficaz do que a de refrigeração a ar, cessionária exclusiva da Supermicro reforça seu posicionamento em linha com as tendências do mercado de infraestrutura de data centers

São Paulo, 12 de março de 2024 – O aumento da demanda por sistemas mais eficientes de refrigeração de servidores é uma tendência a curto prazo. Um sinal disso pode encontrado no relatório da IDC e Inspur Information sobre a capacidade computacional de inteligência artificial na China. O estudo aponta que esse mercado aumentou 82,5% em 2023 naquele país. Para atender uma demanda cada vez maior de empresas por equipamentos mais potentes e que atendam às suas estratégias, a Positivo Servers & Solutions – empresa da Positivo Tecnologia especializada na produção e comercialização de servidores, storages, mini PCs e soluções de infraestrutura de TI para negócios e serviço – disponibiliza servidores otimizados por inteligência artificial e resfriamento líquido.

“À medida que as empresas de todos os setores transformam suas operações, com a análise intensiva de dados, o uso de IA e outras formas de computação se tornam cruciais nas suas estratégias de crescimento”, afirma Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.

Servidores mais potentes requerem sistemas de refrigeração mais sofisticados. “Quanto maior é a exigência de desempenho de CPUs e GPUs, mais quente aquele equipamento pode ficar por conta do processamento gerado. Sendo assim, a Positivo Servers & Solutions oferece diversos modelos com tecnologia mais eficiente do que os sistemas resfriados a ar, tradicionalmente utilizados para evitar que os equipamentos eletrônicos superaqueçam”, informa Campos.

A refrigeração líquida é uma alternativa viável também para reduzir custos operacionais das empresas com o seu maquinário. “A refrigeração a ar, para manter as CPUs dentro dos níveis térmicos adequados, depende da temperatura do ar de entrada e da quantidade de ar sobre os chips. Isso demanda um alto consumo de energia para manter sistemas de refrigeração do data center e dos ventiladores dos servidores”, diz.

Ainda de acordo com o executivo, a eficiência do liquid cooling (resfriamento líquido) melhora drasticamente o Power Usage Effectiveness (PUE), que consiste na eficácia do uso da energia dos data centers. “O líquido é mais eficiente na remoção de calor em até mil vezes, permitindo que servidores de maior desempenho e maior densidade possam ser suportados e consequentemente aumentando a capacidade de computação por metro quadrado. Com a redução do uso de energia necessária para manter os servidores na temperatura adequada, o resfriamento líquido contribui para a redução das emissões de carbono das usinas de combustíveis fósseis.”

Com objetivo de oferecer ao mercado de servidores no Brasil as melhores soluções e se consolidar como o principal fornecedor de infraestrutura para data centers, a Positivo Servers & Solutions se associou, em 2008, à Supermicro, empresa americana líder no desenvolvimento de tecnologias de computação avançada e Green IT. “A Supermicro oferece o mais vasto e completo portfólio de GPU servers do setor, com arquiteturas personalizáveis e escaláveis para acelerar os recursos de computação, evitando o provisionamento excessivo ou insuficiente de ambientes operacionais de IA, com eficiência e valor”, afirma o CEO da Positivo Servers & Solutions.

Para conhecer a linha de servidores Supermicro otimizados por IA e resfriamento líquido, oferecidos pela Positivo Servers & Solutions, clique aqui. Para mais informações sobre a companhia e suas soluções que atendem às diferentes demandas por servidores, acesse o site oficial da empresa.

Sobre a Positivo Servers & Solutions: É uma empresa especializada na produção e comercialização de servidores, storages, mini PCs e soluções de infraestrutura de TI para negócios e serviços. Desde 1988, oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições de ensino e entidades governamentais. Ela faz parte da Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de computadores, celulares, tablets, acessórios, softwares educacionais e dispositivos para casas e escritórios inteligentes. Em dezembro de 2018, ainda sob a denominação Accept, foi comprada pela Positivo Tecnologia para complementar portfólio e solucionar cada vez mais os desafios tecnológicos dos clientes.

Para mais informações, acesse: Positivo Servers & Solutions.

Clarice Pereira | Drone Comunicação


Compartilhar