Preços mantiveram queda em abril, principalmente entre veículos seminovos e usados

17 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
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Paralisações de fábricas e juros elevadas, entre outras incertezas do mercado, contribuíram para a tendência na redução dos preços médios de automóveis no último mês

São Paulo, 17 de maio do ano 2023 – Os valores dos veículos leves mantiveram a tendência de queda em abril, de acordo com o Monitor de Variação de Preços – MVP da Kelley Blue Book (KBB) Brasil. O estudo aponta que todas as faixas de ano/modelo apresentaram alguma desvalorização nos preços médios no quarto mês de 2023.

Esse resultado vai na contramão do desempenho da indústria em abril. No último mês, a produção de veículos sofreu uma queda de 19,4% na comparação com o volume de março. Segundo a ANFAVEA – Associação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em abril foram produzidas cerca de 178,9 mil unidades, 3,9% menos que em abril de 2022, quando a crise dos semicondutores estava em seu momento mais crítico.

Isso pode ser explicado pelo recorde de paralisações de fábricas no Brasil. Das 13 interrupções na produção registradas em 2023, nove ocorreram em abril.

O balanço da ANFAVEA também apontou queda de 19,2% nos emplacamentos em abril, em parte justificada pelos cinco dias úteis a menos em relação a março devido aos feriados da Sexta-Feira Santa e Tiradentes. Ainda assim, os 160,7 mil veículos comercializados representaram uma alta de 9,2% em comparação com abril de 2022.

De acordo com o MVP de abril da KBB Brasil, os veículos novos seguiram com uma discreta queda de preços em abril, mantendo a média mensal de 0,37% de variação.

Variação de preço de carros 0 km em abril de 2023
Ano modeloMarço (2023)Abril (2023)Média mensal (2022)
Média-0,05%-0,09%0,37%
2023-0,15%-0,18%0,40%
20220,00%-0,03%0,28%

Entre os veículos seminovos (até 3 anos de uso), a maior variação em abril foi registrada nos modelos 2023: -1,85%.

Variação de preço de carros seminovos (até 3 anos de uso) em abril de 2023 
Ano modelo Março (2023) Abril (2023) Média mensal (2022) 
Média -1,13%-1,41%0,43% 
2023-0,78%-1,85%0,03% 
2022-1,18%-1,68%0,29%
2021-1,34%-1,31%0,56%
2020-1,18%-0,94%0,55%

A exemplo de março, os preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) seguiram em queda em abril de 2023, segundo o levantamento do MVP da KBB Brasil.

Variação de preço de carros usados (entre 4 e 10 anos de uso) em abril de 2023 
Ano modelo Março (2023) Abril (2023) Média mensal (2022) 
Média -0,47% -0,53% 0,78% 
2019-0,80%-0,46%0,43% 
2018-0,77%-0,69%0,48%
2017-0,24%-0,27%0,40%
2016-0,39%-0,55%0,62%
2015-0,43%-0,77%0,91%
2014-0,03%-0,56%1,08%
2013-0,53% -0,38% 0,94%

Elétricos zero quilômetro tiveram pouca variação de preços em abril

A partir janeiro de 2023, a KBB Brasil começou a monitorar os preços de veículos elétricos e híbridos comercializados no Brasil. Em abril, os modelos zero quilômetro movidos somente a eletricidade tiveram discreta variação de preços. O destaque ficou com o Nissan Leaf, que apresentou um aumento médio de 2,11%. Já os modelos JAC E-JS1 e E-JS4, tiveram uma redução de -7,21% e – 3,98%, respectivamente, em seus preços médios.

Opinião do especialista
Por Fernando Barros – gerente de Precificação e Validação da Cox Automotive do Brasil

O cenário de preços de abril não apresentou tanta alteração se compararmos com o levantamento de março. O endividamento das famílias em alta, a taxa de juros mantida em patamares elevados, a inadimplência sem sinal de estabilização e a renda familiar ainda (bem) abaixo do esperado são os principais culpados pelo atual momento do mercado de automóveis no país.

Com isso, o mercado automotivo passa por um momento complicado devido à resistência dos bancos em conceder crédito – e quando concedem, aplicam taxas de juros proibitivas. Além disso, vemos os fabricantes de veículos desacelerando (e até paralisando) as suas linhas de produção na tentativa de “diminuir os prejuízos” e lojistas se readaptando ao novo patamar de poder de compra do brasileiro.

De acordo com a consultoria S&P Global, representada por Fernando Trujillo (um dos sócios), se manifestou dizendo que o melhor acesso ao crédito e a diminuição das taxas de juros poderiam configurar em um resultado melhor para o setor.

“A taxa Selic está super elevada. Se falarmos de taxa de juros específica para veículos leves, ela está quase em 29%. É uma taxa proibitiva para a aquisição de veículos. A disponibilidade de crédito vem aumentando, porém, para uma faixa de consumidor menor. Quem precisa do crédito, o consumidor de baixo poder aquisitivo, não está conseguindo”, afirmou Fernando Trujillo durante o evento Automec 2023.

Resultado: preços em queda, principalmente de seminovos e usados, enquanto o segmento de veículos zero quilômetro fica estagnado pelas incertezas econômicas e do mercado.

A perspectiva é que este cenário perdure por mais alguns meses, esperando um cenário mais positivo de crédito e taxas de juros mais atrativas.

O MVP de abril de 2023 da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br

Sobre a Kelley Blue Book 

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono. 

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive. 

Sobre Cox Automotive 

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. – uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações. 

Através de nossas principais divisões – Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.  

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.  

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br

Por Guilherme Silva


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