Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão

27 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em 2021, Sindifiscal/MS apresentou “Município Mais” que colabora com a gestão dos municípios

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva,  que também é presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Taquari – Cointa -, assinou na sexta-feira, dia 24, os contratos de gestão do projeto Município Mais, elaborado pelo Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de MS – Sindifiscal/MS.

O diretor do Observatório Econômico, Clauber Aguiar, esteve nesta quinta-feira, dia 9, em Sonora, para efetivar a participação do município no programa.

O programa Município Mais, do Observatório Econômico, ligado a entidade, presta assessoria para as prefeituras, fornecendo dados de arrecadação e potenciais fontes de recursos para garantir serviços públicos.

“O resultado do programa é a adesão dos municípios ao projeto,” resumiu Clauber.  

A prefeitura recebe uma consultoria para conseguir traçar metas de arrecadação e garantir a necessidade financeira de cada pasta. Otimizar recursos e acessar emendas também é parte dessa assessoria.

“O projeto estava ligado à diretoria da entidade e era para subsidiar a diretoria executiva com informações e dados que possam garantir direitos aos cidadãos”, comentou.

O presidente licenciado, Francisco Carlos de Assis, conhecido como Chiquinho, percebeu no início do projeto a dificuldade que as prefeituras tinham em gerenciar essas informações para garantir os pleitos do cidadão e foi assim que o Município Mais surgiu.

As prefeituras precisam investir um valor mínimo, que é o custo de um estagiário do curso de Economia, que colabora na coleta das informações e dados. A geração dos dados é analisada por consultores e economistas ligados ao time do Sindifiscal/MS.

“As prefeituras acabam colaborando também com a formação de futuros profissionais (economistas), uma vez que garantem uma bolsa para os acadêmicos”, afirma.

Observatório Econômico

O Observatório Econômico é um departamento na estrutura do Sindifiscal/MS. Hoje é chefiado pelo Fiscal Tributário Estadual, Clauber Aguiar, e o principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas de gerenciamento que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.


Compartilhar