Prefeitura recebe doação de telas da tribo Ofaié para o acervo permanente da Diretoria de Cultura

2 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), através da Diretoria de Cultura, recebeu nesta semana, a doação de telas da tribo Ofaié para o acervo permanente de artes da Prefeitura de Três Lagoas.

O material foi doado pela loja Espaço Cultural “Teia Criativa” de Três Lagoas que realizou trabalho em parceria com os indígenas por meio do subsídio do governo federal da Lei Aldir Blanc. O Espaço adquiriu matéria prima e dou para a confecção de produtos que são comercializados pela tribo e parte deste material foi transformado em telas e ecobags (sacola ecológica), para compor o acervo municipal.

Ana Maria Barbosa representante da Teia Criativa explicou qual foi o objetivo da doação. “O nosso intuito foi transformar o material do dia a dia produzido em um formato que fique imortalizado para ser doado para o acervo da Cultura, podendo também ser utilizado nas exposições e em outros momentos.”

Foram doados quadros transformados a partir de peças produzidas no cotidiano das índias, como como jogo de americano, pano de prato, ecobag entre outros, a extração deste material proporcionou a reprodução de 13 quadros e 4 ecobags.

TRIBO OFAIÉ

No início do século XX, os Ofaié eram milhares e habitavam a margem direita do rio Paraná, desde a foz do Sucuriú até as nascentes do Vacaria e Ivinhema. Sempre em pequenos grupos, viviam em constantes deslocamentos ao longo dessa região. Entretanto, após anos foram praticamente dizimados restando somente cerca de 60 indígenas que residem em uma pequena reserva, sem recursos hidrográficos, no município de Brasilândia.

uc?export=download&id=1-cRBwqxrk3H3ddufPhHbusrsLIUmVV38&revid=0B5eNSletlMHQQlZBTUhwclEwOGJWaVREeU5yMDZoOTF2SGc4PQ

Fotos: Divulgação


Compartilhar