Premiado escritor Flávio Carneiro lança livro de contos

Premiado escritor Flávio Carneiro lança livro de contos

22 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Histórias narram pequenas viagens de cada dia, secretas ou não, guiadas pelo imaginário

O premiado escritor Flávio Carneiro traz, em seu novo livro, Paisagem com segredo & outras pequenas viagens (Editora Maralto, 80 p., R$ 44,90), uma coletânea de contos curtos que, como propõe o título, opera como itinerário de breves viagens sensíveis pelo cotidiano. O lançamento acontece no dia 19 de novembro (sábado), às 16h, na Janela Livraria, da capital carioca.

Crítico literário, roteirista e professor de Literatura Brasileira na UERJ, o autor tem 18 livros publicados entre romances, contos, crônicas, ensaios e infantojuvenis, parte deles publicada também na Itália, em Portugal, na Colômbia, no México, na França, nos EUA e na Alemanha.

Valendo-se ora de imagens poéticas, ora de humor e ironia, ora de referências da tradição literária (Cortázar, Poe, Drummond, Guimarães Rosa etc.), o percurso do novo livro revela a força de cenas aparentemente corriqueiras: uma menina angustiada diante do cabelo de uma boneca, as histórias de ninar de um pai, o roubo de um livro, o carinho de um garoto por seu cachorro, os impasses de um escultor, um trabalhador metódico que ingenuamente se rebela contra sua rotina, dois solitários em uma loja de fantasias, um reencontro ou uma despedida.

“Busquei um olhar diferente sobre esse cotidiano, algo que normalmente passaria despercebido, como um desfile secreto de quatro irmãs usando roupas da mãe, o sonho de um casal de adolescentes no calor da tarde de uma cidade do interior, o que se passa na imaginação de um menino numa viagem de trem ou a cantiga de ninar produzida pelo som ritmado de uma máquina de costura”, explica Flávio Carneiro.

“É isso que me atrai nas cenas aparentemente triviais de todo dia, o que pode haver nelas de poesia, de mistério, de dor ou alegria, de vida”, completa.

Livros que dialogam entre si

Quando o autor foi convidado pelo jornal O Popular, de Goiânia, a escrever uma coluna quinzenal, decidiu que parte dos textos seriam crônicas e a outra seriam contos. Ele manteve a coluna entre 2016 e 2018. As crônicas foram publicadas em 2020, com o título Histórias ao redor, livro que ganhou o Prêmio Jabuti em 2021. Agora, pela Maralto, sai a inédita coletânea dos contos, que foram revistos pelo autor.

“O livro dialoga com o anterior, que aborda lembranças de minha infância e dos primeiros passos no mundo dos livros e da escrita. Este, por sua vez, envolve a memória, a amizade, o amor, a imaginação. Faz par com o outro, mas ambos são independentes e em comum têm o fato de terem sido publicados originalmente no mesmo jornal”, destaca o escritor.

Novos olhares para o cotidiano

Como cronista, romancista e contista, a vida, no seu dia a dia, sempre despertou o interesse de Flávio Carneiro. Contudo, ele ressalta que o mais importante nos textos não é apenas o que contar, mas, sobretudo, como contar.

“Busco sempre uma linguagem clara e precisa, sem excessos. O que pede sempre a reescritura, o retoque, o embate com as palavras. Escrever é também reescrever. Reescrevo muito, faço várias versões de cada conto, até ficarem do jeito que me agradam, de modo que o leitor que há em mim possa ler o que o escritor colocou no papel e dizer: gostei”, salienta.

Nesse exercício de encontrar o tom exato, o ritmo preciso, Flávio desperta a imaginação dos leitores. “Um conto deve ser uma viagem para o leitor, sempre. Procuro criar essa espécie de brinquedo chamado conto e dizer ao meu leitor: pronto, aí está, pode brincar à vontade”, completa.

Mesmo quando os temas podem ser mais pesados, como a morte ou a solidão, as histórias do livro têm um tom leve, modulado pela poesia e pelo humor. Para o autor, isso é ainda mais importante nos tempos atuais.

“Vivemos um cotidiano extremamente competitivo, exigindo de cada um de nós ações imediatas, concretas, sem muito espaço para o imaginário, para a viagem – absolutamente necessária! – por nossa própria imaginação. Espero que o livro possa ajudar nisso”, diz.

Assim, ao se debruçar sobre as páginas de Paisagem com segredo & outras pequenas viagens,o leitor poderá experimentar a beleza dos contos em sua silenciosa delicadeza, as experiências que se revelam na maneira como as histórias são construídas e nas imagens literárias que se formam.

Serviço

O que: Lançamento do livro Paisagem com segredo & outras pequenas viagens e sessão de autógrafos com Flávio Carneiro

Quando: Dia 19 de novembro (sábado), às 16h

Onde: Janela Livraria (rua Maria Angélica, 171, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ)

Quanto: O livro é publicado pela Editora Maralto, tem 80 p., custa R$ 44,90 e pode ser adquirido nas livrarias parceiras da Maralto ou pelo site: https://loja.editorapositivo.com.br/literatura

Sobre o autor

Flávio Carneiro nasceu em Goiânia e mora em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. Escritor e professor de Literatura Brasileira na UERJ, publicou 18 livros – entre romances, contos, crônicas, ensaios e infantojuvenis – e escreveu dois roteiros para cinema.

Conquistou alguns prêmios literários, como o Barco a Vapor e o Jabuti, e o selo Altamente Recomendável para o Jovem (da FNLIJ).

Parte de sua obra foi publicada em outros países, como Itália, Portugal, Colômbia, México, França, EUA e Alemanha.

Sugestão de legenda

Cenas corriqueiras ganham destaque no livro Paisagem com segredo & outras pequenas viagens,do escritorFlávio Carneiro

Crédito da foto

Angélica Soares

Mem Com,.


Compartilhar