Visita ao Instituto Mauá de Tecnologia marca o início de uma nova etapa para a ampliação da mistura de biodiesel e fortalece a implementação da Lei Combustível do Futuro
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
São Caetano do Sul (SP), 13 de julho de 2026 – A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), nesta segunda-feira (13), em São Caetano do Sul (SP) marcou o início de uma nova etapa para o programa brasileiro de biocombustíveis.
Ao acompanhar os testes que avaliarão misturas mais elevadas de biodiesel ao diesel, Lula reforçou o compromisso do Governo Federal com a implementação da Lei Combustível do Futuro e destacou que o Brasil tem condições de liderar a transição energética mundial.
Durante a visita, o presidente afirmou que o Brasil pode mostrar ao mundo que é possível construir um futuro com menor dependência dos combustíveis fósseis e destacou que o início dos testes de 300 horas representa um marco para a evolução do biodiesel no país.
A nova etapa avaliará o desempenho dos motores com percentuais mais elevados de biodiesel e fornecerá a base técnica para as próximas decisões sobre a ampliação da mistura obrigatória, dos atuais 15% para 16% a 25%.
A agenda reuniu representantes do governo federal, do setor produtivo e da comunidade científica no laboratório responsável pelos estudos conduzidos no âmbito do Subcomitê de Avaliação da Viabilidade Técnica de Misturas de Altos Teores de Biocombustíveis em Combustíveis Fósseis, criado pelo Ministério de Minas e Energia.
A APROBIO participa das discussões técnicas como colaboradora do projeto.
Nas palavras do Presidente Lula
“Vim aqui para ver os testes com porcentagens mais altas de biodiesel. Vamos provar que o que produzimos aqui tem qualidade, segurança e que pode fazer o Brasil depender muito menos condições externas, e liderar o mundo rumo a um novo cenário energético”, disse Lula.
“O nosso país tem todas as condições necessárias para ser protagonista na transição energética, e os estudos que estamos realizando aqui vão comprovar isso”, completou.
Para o presidente da APROBIO, Jerônimo Goergen, a visita presidencial consolida o biodiesel como uma das prioridades da agenda energética brasileira:
“Nosso compromisso com toda a cadeia produtiva e com os consumidores sempre foi garantir que cada avanço fosse respaldado por critérios técnicos. Essa etapa foi cumprida. Encerramos um ciclo importante e agora iniciamos uma nova fase de consolidação, com os testes de longa duração que darão ainda mais segurança para o avanço da mistura. A presença do presidente Lula também demonstra que o governo reconhece o biodiesel como uma de suas prioridades para fortalecer a segurança energética, impulsionar o desenvolvimento nacional e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.”
Bom momento para o biodiesel
A visita ocorre em um momento em que o ambiente regulatório também avança. Na última semana, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou mudanças na regulamentação da ampliação do uso voluntário de biodiesel, adequando as normas à Lei Combustível do Futuro e ampliando a segurança jurídica para a expansão do mercado de combustíveis renováveis.
Na avaliação da APROBIO, a combinação entre a conclusão dos testes, o início das avaliações de 300 horas e o aperfeiçoamento do marco regulatório criam um cenário favorável para que o Brasil avance, de forma segura e baseada em evidências, na ampliação da participação do biodiesel em sua matriz energética, fortalecendo a indústria nacional, reduzindo a dependência do diesel importado e ampliando a contribuição do país para a descarbonização do transporte.
“O setor produtivo e a cadeia do agronegócio estão prontos para avançar nesses objetivos e cumprir seu papel para o desenvolvimento da economia e para a transição energética”, concluiu Goergen.
Visualizar todas as imagens em alta resolução

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
- Jornal Dia Dia – Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
- Jornal Brasil Regional (JBR) – O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
- Castilho Notícias (News) – O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
- Casa e Jardim – Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
- B10 Brasil – As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.


