Primeira mulher diretora da Faculdade de Medicina da USP em 110 anos toma posse nesta quinta-feira (10/11) 

Primeira mulher diretora da Faculdade de Medicina da USP em 110 anos toma posse nesta quinta-feira (10/11) 

9 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Professora Eloisa Bonfá foi Diretora Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP e é titular da Disciplina de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP

Foto: divulgação

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) terá a primeira diretora mulher em 110 anos de existência. A Professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá assume o cargo juntamente com o Professor Paulo Manuel Pêgo Fernandes, como vice-diretor, e o Prof. Roger Chammas, como chefe de gabinete, nesta quinta-feira (10/11), às 10 horas, no Teatro da FMUSP, na Avenida Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César.

A Professora Eloisa Bonfá também foi a primeira mulher a ocupar a Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, em 78 anos de história. Esteve na linha de frente da Covid-19 no maior complexo hospitalar da América Latina e, juntamente com a Superintendência do HC, foi responsável por reservar 900 leitos do Instituto Central para atender exclusivamente pacientes vítimas da pandemia do coronavírus.

A médica se tornou, precocemente aos 40 anos, a primeira professora titular do Departamento de Clínica Médica da FMUSP, como chefe da Disciplina de Reumatologia e fez doutorado e livre-docência na instituição. Possui complementação especializada no exterior e concluiu a sua residência em Clínica Médica e graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Autora de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, tendo recebido vários prêmios, principalmente nas investigações sobre Lúpus.

“Nos preocupamos em como potencializar as nossas qualidades, manter nossa excelência, corrigir os nossos rumos e revigorar o que precisarmos para construir um futuro melhor”, declarou a Prof. Eloisa Bonfá, ao afirmar que um programa de gestão foi elaborado para a FMUSP, em colaboração com o Prof. Paulo Pêgo e o Prof. Roger Chammas. Ela ainda complementou, “o lema escolhido é a retenção de talentos, que representa a convicção da instituição de que a garantia do futuro da Faculdade de Medicina, como lugar de transformação e excelência, depende da nossa maior riqueza imaterial, que é cada um dos professores, alunos e funcionários, que vão fazer a diferença nesse projeto”. 

O Prof. Paulo Pêgo é Secretário do Conselho Consultivo do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, titular da Disciplina de Cirurgia Torácica do Departamento de Cardiopneumologia, foi livre-docente, doutorando, residente e aluno da FMUSP. Ele é Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina, Secretário Geral da Academia de Medicina de São Paulo e também pesquisador, com produção científica e tecnológica em cirurgia torácica, pulmão, cardíaca e robótica. 

“É uma grande honra e privilégio poder trabalhar como vice-diretor da FMUSP, minha proposta é aprofundar em novas frentes de financiamento, porque temos um problema de orçamento finito e demandas infinitas, em todo o Complexo FMUSP-HC”, afirmou o Prof. Paulo Pêgo. Ele também disse que irá trabalhar bastante para “conseguir verbas extras no ensino, pesquisa, extensão e inovação, para que as pessoas optem por se fixarem na Faculdade, além de buscar fomento para a aquisição de novos medicamentos, insumo e etc.”.

Evento

Cerimônia de posse da Diretoria da FMUSP

Data: 10 de novembro de 2022, às 10h

Local: Teatro da FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo-SP. 

Assessoria de Imprensa da FMUSP
Tel. 11 3061 7694 | 3061 7585
Email: imprensa@fm.usp.br

Compartilhar