Primeiro dia do Fórum Embalagem & Sustentabilidade debate formas de criar embalagens com menor impacto ambiental

29 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento organizado pelo Instituto de Embalagens está em sua 15ª edição e reúne especialistas de empresas que têm a sustentabilidade como foco 

Começou hoje a 15ª edição do Fórum Embalagem de Sustentabilidade, evento realizado pelo Instituto de Embalagens, com o objetivo de  promover o debate sobre novas soluções de embalagens amigas do meio ambiente, além de compartilhar cases de sucesso replicáveis que contribuem para a construção de um mundo melhor. “A 15ª edição do Fórum tem o objetivo de trazer novas discussões sobre o tema, abordar a questão da circularidade das embalagens como uma responsabilidade compartilhada. Hoje o Instituto de Embalagens possui mais de 180 patrocinadores e 15.958 profissionais capacitados e vamos lançar, ainda, o livro bilíngue Embalagens Flexíveis/Flexible Packaging, o nosso 22º livro publicado”, comenta Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, organizador do Fórum Embalagem & Sustentabilidade.

No primeiro dia de evento, estiveram presentes líderes e especialistas de diversas empresas, da indústria de bens, materiais e insumos para embalagens, além de representantes de companhias que têm o foco na sustentabilidade ou que procuram melhores formas de embalar seus produtos, como Pepsico, Faber-Castell, Coopervivabem, Grendene, CBA, Better Drinks, Novelis, DPA-Nestlé, Suzano, Papirus, Owens Illinois, Irani, BOBST, NVC e Balls.

Foram apresentados diversos painéis, com temas variados, mas focados na embalagem, sustentabilidade e inovação. A PepsiCo, por meio de Priscila Mazzarin, Gerente Geral de Sustentabilidade Global de Embalagens, trouxe o tema  Packaging Positive. “A nossa jornada de sustentabilidade atua nas escolhas positivas da transformação das embalagens, que possuem o objetivo de engajar e educar os consumidores”, explicou a gerente.

A Papirus, por sua vez, fez uma apresentação  sobre a logística reversa e a gestão de créditos de reciclagem, com o Gerente de Produto, Christian Kroes. “Neste ano, nós esgotamos os recursos naturais da terra no dia 28 de julho. A economia circular é uma ferramenta importante para a diminuição desse esgotamento e regeneração da sociedade”, argumentou Christian. 

Destaque também para a Grendene, que apresentou um case de sucesso envolvendo uma de suas marcas ao apresentar a palestra “Uso do ACV como Ferramenta na Redução do Impacto Ambiental nas Embalagens da Melissa”. Já a DPA-Nestlé discorreu sobre o uso do PET-PCR em garrafas de iogurte, enquanto a Better Drinks fez uma palestra sobre o tema “Mamba Water: a Água 100% em Latas de Alumínio”. O primeiro dia contou também com a participação da BOBST, que apresentou sua jornada rumo à sustentabilidade. Já a CBA falou sobre “Inovação em Reciclagem Pós-Consumo das Embalagens”, entre outros. 

Em sua 15ª edição, o Fórum de Embalagens e Sustentabilidade, que termina nesta quinta-feira, 29/9, tem como objetivo principal discutir embalagens de menor impacto ambiental, promover o modelo de economia circular e estabelecer projetos de recuperação dos materiais já usados. As primeiras 14 edições do evento já impactaram mais de dois mil profissionais do setor.

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.

Por Jessica Flausino


Compartilhar