Procura pelo financiamento estudantil no Brasil cresce 38% em relação ao mesmo período do ano passado
10 de maio de 2023São Paulo, 10 de maio do ano 2023 — A busca pelo ingresso no ensino superior privado fez com que mais de meio milhão de estudantes procurassem os financiamentos estudantis público e privado no Brasil no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O número é resultado da combinação do levantamento realizado pelo Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do país, com base nos dados das mais de 500 instituições de ensino parceiras no financiamento estudantil privado das quais fazem parte grandes grupos como Ânima Educação, Ser Educacional, YDUQS, Kroton, Cruzeiro, Universidade Paulista (UNIP), com as informações divulgadas pelo Ministério da Educação em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Mais de 418 mil pessoas buscaram pelo Pravaler para ingressar em instituições de ensino superior privadas, 72,8% a mais do que no primeiro trimestre de 2022. Sendo assim, a região Sudeste lidera o ranking com 48%, seguida do Nordeste, com 25% e o Sul, com 13%.
Já o FIES, programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas, recebeu 205.177 inscrições para as 67.301 vagas ofertadas. Um pouco diferente do financiamento privado, a região Nordeste concentra o maior número de interessados com 37%, seguido das regiões Sudeste, com 34% e a Norte, com 12%.
O Pravaler é parceiro de mais de 500 instituições de ensino superior em todo o Brasil e conta com um banco de dados muito rico que permite combinar informações capazes de traçar o perfil e interesse dos estudantes brasileiros, assim como fornecer análises com potencial de nortear o setor da educação. “São mais de 20 anos ao lado de quem faz o ensino superior auxiliando na gestão financeira e no acesso, por isso esse relatório pode ajudar a antecipar tendências e contribuir nas estratégias de negócio. Este é o primeiro de muitos levantamentos que compartilharemos, com o propósito de guiar a educação no país”, comenta Beto Dantas, COO do Pravaler. A pesquisa do Instituto SEMESP, feita em parceria com a Workalove, edtech de produtos de tecnologia para orientação e desenvolvimento de carreira, reforça esse comportamento de mercado e aponta que 80,2% dos jovens que concluíram o ensino médio, mas ainda não iniciaram uma graduação, pretendem se matricular no ensino superior ainda em 2023. Desses, 49,8% desejam começar os estudos ainda no primeiro semestre. Ter uma formação superior é o sonho de muitos brasileiros. Além de fornecer conhecimento em determinada área, por meio da graduação é possível conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho e um aumento significativo na renda o que, consequentemente, reverbera em mais qualidade de vida. Para Rodrigo Capelato (ft,. abaixo), diretor executivo do SEMESP, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, a concorrência para ingressar em uma universidade pública é muito acirrada e esse é um dos principais motivos de tantas pessoas buscarem o financiamento estudantil como uma alternativa para conquistar o diploma universitário. |
“É interessante e motivador observar a retomada da intenção da população pela formação superior e saber que possuímos boas alternativas tanto na iniciativa pública quanto na privada para seguirmos com a democratização do acesso para que vidas sejam transformadas por meio do conhecimento”, destaca Rodrigo. |
Ingressar na universidade tornou-se uma realidade para Margarete Cilene, de 37 anos, com a ajuda da solução do Pravaler. “O financiamento facilitou muito. O valor ficou acessível ao meu bolso e ainda sei que vou conseguir pagar até o final da graduação. Estou muito feliz que existe essa opção, pois está me ajudando muito”, comenta a aluna matriculada no curso de Técnico em Enfermagem no CEUNSP, em Itu (SP), uma das graduações mais procuradas para o crédito estudantil público e privado. |
Confira os vinte cursos mais buscados na plataforma do Pravaler e no FIES de janeiro a março de 2023. |
Cursos mais buscados na plataforma do Pravaler e no FIES, de acordo com cada região do Brasil. |
Para mais informações sobre o Pravaler, acesse: www.pravaler.com.br. |
Sobre o Pravaler
OPravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há mais de 20 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.
Comuniquese,.