Procurador-Geral recebe homenagens em sua última sessão plenária

26 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nesta quarta-feira, 25 de maio, na sessão do Pleno do TCE-MS, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS), José Aêdo Camilo recebeu homenagens dos conselheiros. O decano irá aposentar-se depois de permanecer 33 anos no cargo de Procurador de Contas do MPC-MS.

O presidente Iran Coelho das Neves destacou que hoje seria a última sessão plenária com a presença física do Procurador-Geral José Aêdo Camilo dizendo que acompanhou a sua participação durante as três décadas no TCE e MPC, apresentou dados muito importantes que revelam o comprometimento e a dedicação do procurador. “Ele participou de 606 sessões e proferiu 90.231 pareceres. Isso é uma demonstração inequívoca sem precisar comentar da qualidade da sua participação aqui. Eu gostaria que o senhor levasse o carinho que todo mundo tem por você”.

Na sequência foi apresentado um vídeo em homenagem ao Procurador-Geral José Aêdo e no seu depoimento o Procurador-Geral Adjunto João Antônio de Oliveira Martins Junior expressou toda a sua gratidão ao amigo, “tenho boas lembranças do Dr Aêdo como companheiro, como aliado, com o seu caráter intransigente, com o seu destemor, com a sua força. Eu quero desejar ao Aêdo muita saúde e que ele continue assim, companheiro e aliado, eu sei das dificuldades que enfrentaremos sem um efetivo combatente ao nosso lado, eu tenho certeza que ele fará muita falta justamente por esse destemor, por essa coragem e essa perseverança que ele traz sempre dentro de si e um sentimento de justiça e verdade”.

O corregedor-geral conselheiro Ronaldo Chadid disse que não poderia deixar de se manifestar já que teve a honra de participar do concurso realizado em 1989 onde foram aprovados os primeiros procuradores do MPC, entre eles, José Aêdo Camilo. “Eu tive o prazer de estar naquele grupo de procuradores aprovados no primeiro concurso realizado em Mato Grosso do Sul. Dr. Aêdo sempre esteve ao lado da justiça, da verdade, sempre em defesa da sua Instituição e sempre preocupado com a correta destinação dos recursos públicos aqui em Mato Grosso do Sul”.

Em seguida o vice-presdiente conselheiro Jerson Domingos agradeceu o procurador pelos ensinamentos, “obrigado pelos ensinamentos, boa vontade, disposição e sinceridade em tratar esse amigo e companheiro, você se despede nesse momento e vai ficando no meu coração todos os momentos importantes do qual eu me socorri a sua pessoa, obrigado por ser meu amigo e por se encaixar dentro da minha história com as pessoas que eu tenho muita consideração e você está em igualdade e no mesmo nível de carinho”.

O conselheiro Márcio Monteiro brincou dizendo que sente certa inveja dos demais conselheiros porque tiveram a oportunidade de desfrutar por mais tempo do conhecimento do Aêdo, “através dos seus pareceres se tornaram verdadeiras lições para cada um de nós, receba meu carinho, meu respeito, minha admiração por tudo que fez não só pelo TCE, mas todo nosso estado”.

O Conselheiro Waldir Neves lembrou-se do tempo em que esteve na presidência do TCE, “naquele período eu tive o apoio inestimável do MPC, e o Dr Aêdo sempre com esse jeito objetivo, transparente e correto foi fundamental. Quero agradecer de coração e dizer que essa imagem paternal sempre vai permanecer no TCE, o senhor faz parte disso”.

O Procurador-Geral José Aêdo fez questão de agradecer a equipe do MPC-MS pelos mais de 90 mil pareceres proferidos, “toda essa produção eu devo aos assessores que sempre em comum acordo discutimos todos esses processos. Foram 40 anos entre TCE e MPC e me dediquei ao serviço público de ponta a ponta, o Mato Grosso do Sul me acolheu e me adotou. Tenho uma honra muito grande de ter participado do TCE com Vossas Excelências e com aqueles que já não estão mais aqui, mas são os conselheiros de sempre”.

Trajetória – Formou-se em Ciências Jurídicas pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente. Atuou na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul de 1979 a 1981, ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul em janeiro de 1981 como Auditor de Controle Externo e passou a ocupar o cargo de Assessor de Conselheiro em 1983 e em 1989 foi nomeado para exercer o cargo de Procurador de Contas do MPC-MS após aprovação no primeiro concurso realizado.

Nestes 41 anos, José Aêdo Camilo ocupou o cargo de Corregedor, de Procurador Geral Adjunto e Procurador-Geral que na atual legislatura encerra suas atividades no MPC-MS.

Como Procurador-Geral sempre buscou melhorias tanto institucionais quanto em investimentos pessoais. Em 2012 participou da aprovação do projeto de lei complementar que alterou dispositivos que tratavam da Lei Orgânica do MPC-MS, criou o protocolo e a coordenadoria de comunicação social do MPC, além de idealizar e participar do programa de avaliação institucional feito para proporcionar melhorias dos processos de trabalho.

Sempre atento à política de boa gestão e em manter os gestores dos munícipios atualizados fazia questão de compartilhar o seu conhecimento e orientá-los com inúmeras palestras apresentadas no período de 2013 e 2014. Ainda neste ano firmou um termo de cooperação mútua com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul mantido até o ano de 2022, cujo objetivo é dar maior eficácia ao controle e fiscalização dos atos de gestão da administração pública e outro termo de cooperação com a Câmara Municipal de Campo Grande que promoveu a formação de mais de 80 conselheiros municipais com ênfase na fiscalização da administração pública.

Como gestor preocupado em defender os interesses da sociedade instituiu por meio de uma portaria aprovada pelo Colégio de Procuradores um sistema de controle e monitoramento periódico de dados e informações fornecidos pelo Poder Legislativo Municipal, para à averiguação dos resultados dos julgamentos proferidos nos Balanços Gerais dessas unidades federativas, após o Parecer Prévio emitido pela Corte de Contas.

Por Bruna Galina


Compartilhar