Projeto de Marquinhos Trad vai democratizar investimentos e garantir acesso à cultura

21 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Inspirado no Vale-Cultura, iniciativa criada pelo Governo Federal com o objetivo de garantir o acesso às diversas atividades culturais desenvolvidas no país, o candidato do PSD ao Governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad, vai instituir o Vale-Cultura MS, que seguirá a mesma lógica, porém, oferecendo o benefício aos alunos do ensino médio da rede pública estadual.

Os alunos receberão, junto com o kit escolar, no início das aulas, um cartão para utilizarem exclusivamente na compra de artigos ligados à cultura como livros e ingressos para o cinema, shows musicais, concertos, espetáculos teatrais e eventos culturais diversos. 

“O Vale-Cultura MS é um projeto que vai promover a cena cultural local, movimentará a economia e, ao mesmo tempo, colaborará de forma marcante para a formação dos responsáveis pelo futuro do nosso Estado”, pontua Marquinhos. 

Revisar o FIC

Atendendo à classe artística, produtores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva cultural de Mato Grosso do Sul, o Plano de Governo de Marquinhos Trad prevê a reformulação das políticas adotadas pelo FIC (Fundo de Investimento Cultural de Mato Grosso do Sul).

“Promoveremos uma política de incentivos séria e moderna com editais periódicos e transparentes, participação popular, controle social e responsabilidade institucional. Do jeito que está atualmente, o Fundo não tem indicadores de transparência, não possui orçamento mínimo ou vinculação legal de recursos destinados, além de não apresentar periodicidade, prioridades, cotas para segmentos especiais nem tampouco função social definida. Todas essas insuficiências, que tornam o FIC na prática inefetivo, serão corrigidas na nossa administração”, finaliza.

Ele sabe como Fazer!

Na Prefeitura Municipal da Capital, Marquinhos criou e estimulou diversos projetos através do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (Fmic), Programa de Fomento ao Teatro (Fomteatro) e atividades da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) movimentando e valorizando a cena artística local e proporcionando cultura e entretenimento ao cidadão campo-grandense.


Compartilhar