Projeto Florestinha de Amambai participa de formação sobre recursos hídricos e visita sistema de tratamento de água da Sanesul no dia Internacional da Água
24 de março de 2023Campo Grande, (MS) – As 52 crianças do Projeto Florestinha de Amambai participaram de um dia de formação sobre todos os aspectos e importância dos recursos hídricos, no dia Internacional da Água comemorado ontem (22), na sede do Projeto na cidade e na Estação de Tratamento de Água da Sanesul. Pela manhã, os alunos do projeto receberam quatro técnicos da Secretária Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Amambai (SEMAI), que ministraram palestras e realizaram uma oficina ambiental sobre o ciclo da água, com o objetivo de desenvolver o entendimento sobre a importância da água no planeta.
No período vespertino, os alunos foram até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanesul, onde conheceram todo o processo de captação e tratamento da água na cidade. Assistiram as explicações do técnico da Sanesul, sobre as fases de testes laboratoriais, os tanques, recipientes, o tratamento que a água passa até chegar às torneiras e ficaram sabendo que a cidade de Amambai gasta em média 6 milhões de litros de água por dia. Receberam ainda orientações sobre como economizar este líquido indispensável à vida.
Durante os trabalhos, com o que aprenderam durante o dia, alguns Florestinhas gravaram vários vídeos educativos, que foram denominados “Minuto do Ambiente”, tratando das formas de economizar e reutilizar a água; como captar a água da chuva para lavar calçadas e regar as plantas e outros usos; evitar desperdício durante as ações de higiene pessoal e como proteger e reflorestar as matas ciliares e florestas que protegem os rios.
Os vídeos tratam ainda sobre os resíduos líquidos e sólidos que podem contaminar a água e fazem alerta para os cuidados com o meio ambiente, para garantia de vida saudável a todos. Os vídeos serão divulgados nas redes sociais e mídia local e também serão utilizados durante os trabalhos de Educação Ambiental que os Florestinhas executam para estudantes de escolas públicas e privadas.
PMMS