Projeto oferece cerca de mil vagas em curso gratuito para pequenos e médios produtores rurais e agronegócios

15 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Iniciativa faz parte do projeto Readiness financiado pelo Fundo Verde e implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura

Brasília, 15 de março do ano 2022 (IICA) – O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no âmbito do Projeto Readiness: “Recuperação verde pós COVID-19 para a segurança alimentar, sanitária e hídrica, fortalecida por inovações financeiras e tecnológicas nos países latino-americanos”, disponibiliza gratuitamente o CURSO VIRTUAL DE CAPACITAÇÃO, “Recuperação Verde e Resiliência, impactos da pandemia de COVID-19 nos pequenos e médios agricultores, agronegócios e produtores agroalimentares: oportunidades e estratégias para superá-la”.

O curso será realizado de 14 a 25 de março de 2022 e tem vagas limitadas. A capacitação é destinada a produtores vinculados ao setor agroalimentar de 8 países beneficiários do Projeto: Brasil, México, Guatemala, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Uruguai. A plataforma estará disponível em português.

O objetivo é estimular o fortalecimento de pequenos e médios produtores e agronegócios por meio do acesso à informação com relação ao vigor da atividade agrícola pós-pandemia. O foco do curso é segurança alimentar, saúde, equilíbrio ambiental e a recuperação verde. Neste sentido, procura também sensibilizar sobre o impacto da pandemia no setor agroalimentar e quais são as oportunidades para superá-la.

O projeta identifica a crise gerada, em consequência da pandemia, como uma oportunidade para acelerar a transformação do setor alimentar e agrícola, de forma a aumentar a sua resiliência, face a uma série de desafios, incluindo as mudanças climáticas.

Da mesma forma, é uma oportunidade de implementar ferramentas digitais amigáveis, de acesso ao conhecimento de forma simples, flexível, de fácil apropriação e baseada na interlocução com as peças de comunicação.

Este curso insiste na centralidade da atividade agroprodutiva pós-pandemia, na segurança alimentar, bem como, no equilíbrio ambiental, no cuidado com a água e na importância do agronegócio.

A situação atual, assim como os desafios, proposições, práticas que são identificadas para promover uma transformação do setor, com um eixo de Recuperação Verde e mudanças climáticas. Além disso, a perspectiva regional e de integração estão presentes.

O curso tem 5 módulos e o aluno só precisa destinar 45 minutos por dia, o que permite uma aprendizagem adaptada ao ritmo de cada pessoa. A trajetória de aprendizagem é considerada por um total de 10 dias e, ao final, é emitido um Certificado de Aprovação.

Módulo I: Impactos do COVID-19 na agricultura e no agronegócio

Módulo II: Propostas para mitigar os impactos derivados da crise

Módulo III: Reativação econômica de acordo com a incidência de variáveis ​​de mudanças climáticas

Módulo IV: Práticas inovadoras que incentivam a recuperação verde

Módulo V: Recuperação verde rumo a uma transformação sustentável, inclusiva e resiliente

Como participar do curso?

Para se inscrever no seguinte endereço:

É importante que o cadastro seja feito com e-mail pessoal, não institucional.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Comuniquese,.


Compartilhar