Público especializado e negócios marcam o terceiro dia da Plástico Brasil 2023
30 de março de 2023Foto: PlasticoBrasil/Google
Logo nos primeiros dias de feira, as empresas expositoras concretizaram vendas de soluções e inovações voltadas ao setor de transformação de plásticos, além da prospecção de diversos negócios para além do evento, que segue até a próxima sexta-feira, 31, no São Paulo Expo
As cerca de 800 marcas expositoras presentes na Plástico Brasil 2023 – Feira Internacional do Plástico chegaram ao terceiro dia de evento com notícias bem positivas: a efetivação de vendas e a prospecção de diversos novos negócios.
A visitação intensa e a alta qualificação do público visitante ontem (29/03) foram fatores apontados pelos expositores como pontos importantes para esse sucesso, logo nos primeiros dias do evento.
“O evento nos surpreendeu positivamente, tanto pelo tamanho que alcançou, quanto pela frequência e qualificação da visitação. Depois da pandemia, percebemos que as pessoas selecionam mais os eventos que participam e o fazem com o propósito de fechar negócios”, afirma o sales engineering/ Marketing Chief daROMI, Gerson Martins.
Líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais, a empresa lançou, durante a Plástico Brasil 2023, a nova geração de injetoras da Linha ROMI EN com oito modelos.
“Nosso setor exige inovação constante para que o nosso cliente final seja cada vez mais competitivo, ou seja, o nosso foco está em fazer o nosso cliente ganhar dinheiro. Com a tecnologia agregada às soluções inovadoras que oferecemos é que fidelizamos nossos clientes”, comentou Maurício Lopes, diretor da empresa.
Para Lopes, as expectativas sobre 2023 são otimistas, porque o Brasil, com suas dimensões continentais, tem grande capacidade de recuperação.
“A Plástico Brasil 2023 retrata essa movimentação positiva do mercado, tanto nacional, quanto internacional”, completou o executivo.
Com sede em São Bernardo do Campo (SP) e há mais de 50 anos no mercado de porta moldes, câmara quente, estampos, componentes e acessórios de molde, a Polimold marca presença na Plástico Brasil 2023 com soluções para a indústria plástica e estamparia, com destaque para a produção de câmara quente e porta molde, que contribui diretamente com o mercado brasileiro de injeção plástica, principalmente no segmento automotivo.
O diretor superintendente da empresa, Marcio Oliveira, explica que esse mercado demanda investimentos em P&D e que a empresa busca essa atualização por meio de parceria com universidades e escolas técnicas.
O executivo conta também que está otimista com as perspectivas do mercado que, apesar de ter iniciado o ano em compasso de espera, deu sinais de reação já no mês de março.
“A Plástico Brasil vem para impulsionar ainda mais o contato com os clientes, atraídos até o evento por meio de uma promoção muito pontual que criamos e que se torna a porta de entrada para conhecerem nosso modo de trabalhar”, diz Oliveira, que afirma, inclusive, ter fechado negócios nos primeiros dias do evento.
Outra empresa expositora da Plástico Brasil com resultados em vendas é a Staübli. Referência global em soluções mecatrônicas inovadoras, a empresa trouxe a placa magnética QMC 123, uma evolução do modelo que está sendo operado no SMED, a atração da feira que demonstra o sistema de troca rápida de molde.
Em apenas dois dias de Plástico Brasil, a empresa já estava com cinco vendas encaminhadas, e a expectativa é fechar ainda mais negócios até o término do evento.
“A feira movimenta a visitação e atrai o interesse comercial. Apresentar um vídeo das nossas soluções não tem o mesmo impacto que a demonstração ao vivo, ainda mais com as apresentações diárias do SMED aqui no pavilhão”, diz o head de Local Business da Staübli, Genivaldo Batista.
Outro exemplo de vendas iniciadas e concluídas na Plástico Brasil: a Simoldes Aços, empresa familiar de origem portuguesa com 60 anos de história. Com atuação voltada principalmente para o setor automotivo, a empresa conta com oito unidades em países diversos, incluindo o Brasil.
Nuno Oliveira, key account manager da companhia, conta que já participou da feira Plástico Brasil e se surpreendeu positivamente com o volume de visitantes desta edição.
“Para nós, que atuamos com o setor automotivo, que demanda longas negociações muito específicas, a feira não representa exatamente a concretização de vendas, mas a aproximação com os clientes antigos e a apresentação do trabalho ao mercado de forma institucional. Para tanto, a Plástico Brasil 2023 tem sido muito boa”, afirma o executivo, que também participa de feiras em países como Estados Unidos e Portugal e acha que o evento brasileiro tem a competência equivalente para reunir o setor e gerar negócios.
A catarinense Moldes Brasil Ferramentaria, que desenvolve e produz moldes para as indústrias transformadoras de plástico de todo o país, fechou três pedidos em dois dias e as perspectivas são boas.
Segundo Ederson Buco, diretor comercial da empresa, as perspectivas do mercado brasileiro são positivas, mas com ressalvas.
“Precisamos entender se nosso bom desempenho este ano vem sendo por conta da qualidade de nossas soluções, da tecnologia que oferecemos, além da qualidade dos serviços a preços competitivos ou se o mercado realmente está aquecido, porque ainda sente instabilidades entre as empresas que atuam no mesmo setor que o nosso”, explica.
Inovação em embalagens
No terceiro dia de conteúdo no Parque de Ideias, espaço dedicado a apresentações técnicas, painéis e cases da indústria do plástico, o evento trouxe a editora da revista Plástico Sul, Melina Gonçalves, para moderar o painel “Inovação e eficiência em embalagens para alimentos”, no qual Aline Tiemi, coordenadora de sustentabilidade da Zaraplast e Tabata Quevedo, especialista em da Polo Films, apresentaram seus cases de embalagens vencedoras do Prêmio Plástico Sul 2022, realizado em 9 de novembro do ano passado, em Caxias do Sul (RS).
Com 20 anos de experiência em P&D, Tabata Quevedo participa da construção do trabalho de desenvolvimento do portfólio sustentável da Polo Films, empresa fabricante de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), com uma linha de 110 produtos.
A embalagem vencedora em questão foi feita em material biodegradável b-flex, cuja biodegradabilidade vem sendo testada pelo Eden Research Laboratory (ERL – EUA) apresentando, em seis anos, mais de 80,5% de degradação do material original.
Aline Tiemi apresentou a Zaraplast, empresa de soluções em embalagens flexíveis para os mercados de alimentos, bebidas, saúde, higiene e limpeza, agronegócio, nutrição animal, material de construção civil, químicos, petroquímicos e fertilizantes.
A embalagem vencedora apresentada veio da família ZaraTeva, de produtos com características voltadas à economia circular: ZaraOptima (otimizadas para redução de recursos), ZaraRenew (prontas para serem recicladas), ZaraRecover (com um percentual de resina reciclada), ZaraPaper (de papel – fonte renovável), ZaraNature (fonte renovável), e ZaraEnviro (biodegradável). Especificamente, a embalagem vencedora tinha as características de reciclada e reciclável.
A programação do Parque de Ideias segue até sexta-feira. A participação é gratuita e aberta aos visitantes e expositores da Plástico Brasil 2023.
Sustentabilidade
O Parque de Ideias é o palco do conhecimento e da inovação na Plástico Brasil 2023, e entre tantos temas relevantes para a indústria do plástico, a Sustentabilidade se faz presente todos os dias.
A programação do terceiro dia da feira (29) foi aberta pelo Instituto SustenPlást, que apresentou o Tampinha Legal.
A ideia do programa é tão simples quanto genial: estimular que as tampas plásticas, que acabariam descartadas de forma incorreta na natureza, sejam depositadas em pontos de coleta, para em seguida serem encaminhadas a entidades assistenciais que fazem a segregação por cor (para agregar valor ao material) e comercializadas para recicladores.
A entidade beneficiada não tem nenhum custo, fica com 100% da renda da transação e as tampas são reutilizadas pela indústria de transformação para produção de novos artefatos plásticos.
Com esse ciclo, o Tampinha Legal contempla o “triple bottom line”, o chamado tripé da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.
“Dizemos que o Tampinha Legal é o maior programa socioambiental educativo em economia circular da indústria do plástico da América Latina”, frisou o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, durante a apresentação. “Mas hoje acredito que seja o maior das Américas, pois nunca vi nos demais países um programa tão pujante quanto o nosso”.
]Na Plástico Brasil, há coletores de tampinhas distribuídos pelo pavilhão em empresas parceiras do projeto. Nos estandes, também é possível encontrar muitas iniciativas sustentáveis.
Veja algumas delas:
Mitsubishi Chemicals Group Brasil: fornecedora mundial de polímeros de alta performance, a multinacional escolheu a sustentabilidade como pilar de sua participação na feira. Um dos produtos apresentados é o BioPBS, de origem biológica e compostável no pós-consumo.
Herbert Lambert: especializada em equipamentos para controle de qualidade do plástico, lança na feira o medidor portátil de índice de fluidez, que auxilia na comprovação de eficiência e estabilidade das resinas recicladas.
Rapid: a empresa se destaca pela oferta de soluções sob medida para a reciclagem de plástico, como a ampla gama de granuladores e trituradores (J038).
A Plástico Brasil, uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) segue até a sexta-feira, 31, no São Paulo Expo.
3ª Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico Data: de 27 a 31 de março de 2023 – Horário: das 10 às 19 horas Local: São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center. Sobre a Plástico Brasil:Clique aqui Credenciamento imprensa: Clique aqui
Sobre a Informa Markets: A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer.
Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.
Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Coletivo da Comunicação – Assessoria de ImprensaRoberta Provatti roberta@coletivodacomunicacao.com.br (11) 99652-4661
Valeria Bursztein valeria@coletivodacomunicacao.com.br (11) 99104-2031