Redução da vazão mínima da UHE Porto Primavera tem início a partir dessa terça-feira (17)

Redução da vazão mínima da UHE Porto Primavera tem início a partir dessa terça-feira (17)

18 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

 Redução de vazão na usina, por comando do ONS, visa preservar estoques de água para os próximos meses

São Paulo, 18 de maio do ano 2022 – A partir desta terça-feira, a CESP – Companhia Energética de São Paulo, seguindo determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia, irá reduzir a vazão mínima defluente na UHE Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida tem fundamento no cenário incerto de afluências e de carga para os próximos meses, e visa contribuir para a preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica. 

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo defluente deverá ser reduzido em até 300 m³/s, passando dos atuais 3.900 m³/s para até 3.600 m³/s, valor que deve ser mantido pelos próximos meses. A decisão faz parte dos esforços para a recuperação do armazenamento equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reversão do rebaixamento dos níveis de água dos reservatórios ao longo do período seco de 2022, garantindo também a segurança da operação eletroenergética.

Para o processo de redução de vazão, a CESP implementará o plano de trabalho aprovado e acompanhado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que contempla as diretrizes para o processo de monitoramento ambiental ao longo do Rio Paraná, nos trechos compreendidos entre a jusante da UHE Porto Primavera e a foz do Rio Ivinhema. 

A companhia reforça que é pautada por rígidas diretrizes socioambientais e está sempre atenta à sua atuação junto às comunidades dentro de papel social da empresa, além de cumprir rigorosamente todas as legislações vigentes.

 Serviço Diálogo Aberto

Para esclarecimentos e dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: inform@cesp.com.br ou pelo WhatsApp (11) 93032-6699, canal Diálogo Aberto de atendimento à comunidade do entorno da UHE Porto Primavera.

Infomuts


Compartilhar