Região Centro-Oeste abriu 33 mil novas empresas em maio, revela Serasa Experian

Região Centro-Oeste abriu 33 mil novas empresas em maio, revela Serasa Experian

23 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Goiás liderou com 14 mil aberturas; em todo o Brasil, número chegou a 358 mil novos empreendimentos São Paulo, 23 de agosto de 2023 – Em maio, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o Centro-Oeste do país abriu 33.711 empresas. Entre as Unidades Federativas (UFs) da região, Goiás liderou com 14.045 novos empreendimentos. Confira o levantamento completo abaixo:

Na análise nacional, 358.279 novos empreendimentos foram criados no Brasil, queda de 1,8% em comparação ao mesmo mês de 2022. Dessas aberturas, metade das companhias (50,8%) estão localizadas na região Sudeste. 
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, uma vez que encontram uma ocupação, os brasileiros tendem a deixar o empreendedorismo em segundo plano. “O indicador segue a tendência de queda na taxa de desemprego, que de acordo com estatísticas do IBGE, atingiu 8% no segundo semestre de 2023. Quanto à distribuição regional, é natural que o Sudeste lidere, uma vez que essa região abriga a maior parcela da população brasileira e engloba centros financeiros e de negócios”. Confira no gráfico abaixo os dados gerais: 

Em relação a natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) corresponderam ao maior percentual no período, de 75,8%. Em seguida, estavam as “Sociedades Limitadas” (19,4%), “Empresa Individual” (2,7%) e “Demais” (2,2%).
Setor de Serviços é o preferido entre os empreendedores
Na análise por segmento, “Serviços” se caracterizou como o mais elegido na hora de abrir uma empresa, ficando à frente dos setores “Comércio”, “Indústria” e “Demais”. Confira os dados completos na tabela abaixo:

São Paulo criou mais de 100 mil empresas em maio
Ainda segundo o levantamento, em maio, São Paulo disparou entre as Unidades Federativas (UFs) do país, chegando à criação de 106.384 novos CNPJs. Logo atrás estavam Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Veja no gráfico abaixo dados completos por Unidade Federativa (UF):

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios  Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais.

 Clique aqui e saiba mais! Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.
Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007.

Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.

Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade.

Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a ImprensaViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.comMaria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.comNicole Barreto | (11) 3066 7777 | nicole.barreto@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.com


Compartilhar