Relatório da Genetec aponta que soluções de segurança física são hoje estratégicas para as empresas por suas contribuições para a gestão de operações e inteligência de negócios

29 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análises globais, com mais de 2000 líderes mostram a mudança do papel do setor de segurança nas operações, bem como a intensificação da busca das empresas por soluções na nuvem, especialmente em versões híbridas, por controle de acesso e cibersegurança

MONTREAL, 29 de março do ano 2022—A Genetec Inc., fornecedora líder de tecnologia de segurança unificada, segurança pública e privada, gestão de operações e soluções de inteligência de negócios, acaba de divulgar seu relatório State of the Industry. O estudo da Genetec teve como base as percepções de mais de 2.000 líderes de segurança física de todo o mundo a respeito do papel da segurança patrimonial nos negócios atuais e a evolução identificada nas soluções em 2021, quando as empresas tiveram de se adaptar a um ambiente ainda mais desafiador.

A mudança do papel da segurança física

Os entrevistados verificaram que a segurança física continua a evoluir, tendo passado a ser vista como uma ferramenta capaz de mitigar riscos e de desempenhar um papel muito mais importante na transformação digital das empresas.

A pesquisa constatou que mais de 69% dos especialistas globais e mais de 63% da América Latina consideram que a segurança física e dados está intrinsicamente relacionada com “missão crítica”. As grandes empresas, em particular, valorizam cada vez mais os dados coletados por suas soluções de segurança física: mais de 44% dos gestores dizem que as usam para melhorar a eficiência geral dos negócios, a produtividade e a otimização das operações.

O relatório concluiu ainda que, globalmente, diversos entrevistados afirmaram que pretendem investir em soluções de gerenciamento de dados para avançar ou melhorar a funcionalidade de seu ambiente de segurança física nos próximos 12 meses. A pesquisa revelou também que um número crescente de organizações (36%) está investindo em soluções unificada para facilitar a manutenção, visibilidade e coleta de dados em todos os seus sistemas, o que, por sua vez, melhora seus recursos e operações. Em 2020, este percentual era de 31%. Além disso, 51% dos entrevistados globais informaram que investiram em análise de vídeo para melhorar as funcionalidades das implementações existentes e transformar digitalmente seus processos de negócios. Na América Latina, esse número foi ainda maior – 54%.

“Antes da pandemia, o papel da segurança física em inteligência de negócios e operações já estava crescendo, mas nos últimos dois anos provou ser um ativo estratégico para lidar com uma variedade de desafios”, disse Pervez R. Siddiqui, vice-presidente de Ofertas e Transformação da Genetec Inc. Segundo ele, à medida as empresas vem emergindo da pandemia, elas têm de adaptar-se a três importantes tendências: mudanças na dimensão física do trabalho à medida que os espaços evoluíram para centros de colaboração e coesão; automação do fluxo de trabalho de tarefas básicas na tentativa de aumentar a produtividade e retenção; e crescente  interesse dos conselhos de administração de alcançar a resiliência operacional por meio do gerenciamento integrado de riscos.

Uma transição acelerada para a nuvem

Com a pandemia forçando o acesso restrito a sites físicos, as soluções baseadas em nuvem que permitem que as empresas monitorem remotamente o vídeo, controlem câmeras, avaliem a integridade do sistema, realizem manutenção e atualizem firmware/software se tornaram populares. Isto se comprova porque, globalmente, 45% dos entrevistados relataram que pelo menos 26% de seu ambiente de segurança física está totalmente na nuvem ou conta com uma solução de nuvem híbrida ou privada, um aumento significativo em relação a 2020, quando apenas 26% dos entrevistados estavam investindo na nuvem. Além disso, no relatório recente, 94% dos participantes afirmaram ter planos de implementar soluções na nuvem a longo prazo.

Na América Latina, 47% da amostra apontou que a pandemia motivou ou acelerou sua estratégia de nuvem. No longo prazo, 96% pretendem implementar soluções em nuvem: 21% com soluções em nuvem completas e 75% com soluções híbridas (locais e em nuvem).

“A adoção de soluções em nuvem ou soluções híbridas está se acelerando rapidamente no setor de segurança”, disse Christian Morin, vice-presidente de Engenharia de Produto e CSO da Genetec Inc. Isto porque os investimentos se justificam devido aos benefícios que essas soluções oferecem para a melhor utilização dos recursos disponíveis e para que atinjam seus respectivos objetivos de negócios, minimizando sua complexidade operacional geral.

Um impulso para melhorar a resiliência cibernética

Com o contínuo crescimento dos crimes cibernéticos, a cibersegurança se tornou o desafio número 1 das companhias globalmente.  Fato é que 36% dos entrevistados globais desejam investir em ferramentas relacionadas à segurança cibernética para melhorar seu ambiente de segurança nos próximos 12 meses. Por esta razão, o setor de segurança física tornará a segurança cibernética uma prioridade máxima este ano. 

As empresas também precisarão avaliar sua cadeia de suprimentos e examinar mais de perto todos os fornecedores que compõem sua infraestrutura de segurança física, para que obtenham uma compreensão profunda de suas políticas de privacidade e proteção de dados. De acordo com Mathieu Chevalier, principal arquiteto de segurança e gerente da Genetec, a adoção da nuvem geralmente melhora a postura de segurança de um sistema: “Agora, mais do que nunca, os provedores de nuvem estão ajudando os clientes a configurarem seus componentes para que estejam dentro de padrões de qualidade globais, orientando desde a fase de configuração, desenvolvendo ferramentas e painéis para escanear e avaliar a segurança de um determinado sistema, além de oferecerem apoio nos casos de ocorrência de incidentes de segurança”, reforça.

Baixe sua cópia completa do relatório aqui: https://genetec.la/3HWcLEI

Metodologia utilizada

A Genetec Inc. entrevistou profissionais de segurança física entre 26 de outubro e 26 de novembro de 2021. Depois da análise das respostas e limpeza de dados, 2.011 entrevistados foram incluídos na amostra para análise. As pesquisas foram realizadas em todas as regiões: América do Norte, América Central, Caribe, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, Leste Asiático, Sul da Ásia, Sudeste Asiático, Ásia Central, Ásia Ocidental e Austrália e Nova Zelândia.

Infográfico:  anexo 3.pdf

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, a inteligência e as operações de empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica vigilância por vídeo baseada em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), comunicações e análises. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países. 

Ink Com,.


Compartilhar