Relatório global destaca benefícios do bem-estar dos animais aquáticos para a sustentabilidade

Relatório global destaca benefícios do bem-estar dos animais aquáticos para a sustentabilidade

16 de setembro de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

A ONG Aquatic Life Institute ressalta a importância do bem-estar dos animais aquáticos para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre os signatários, a Alianima, organização brasileira que atua na proteção animal e ambiental

São Paulo, 16 de setembro do ano 2021 – Os peixes estão entre os animais mais utilizados pelo homem, seja para consumo, pesquisa científica, recreação ou como animais de estimação. Cerca de 1,5 trilhão de peixes são capturados na natureza e até 167 bilhões são cultivados para consumo humano a cada ano em todo o mundo. Esse número é cerca de 25 vezes maior que todos os animais terrestres abatidos juntos, o que corresponde a aproximadamente 73 bilhões.

A Aquatic Life Institute (ALI) publicou seu novo relatório, Benefícios do Bem-Estar dos Animais Aquáticos para Sustentabilidade, com destaque para a relação entre a melhora da qualidade de vida dos animais aquáticos e o desenvolvimento sustentável. O documento convoca gestores públicos e entes da sociedade civil a considerarem a qualidade de vida desses animais em projetos de desenvolvimento sustentável daqui em diante. 

O relatório identifica dez áreas prioritárias em que as considerações do bem-estar animal devem andar de mãos dadas com as metas ambientais globais e de sustentabilidade. Neste ano crucial, com a inédita Cúpula do Sistemas Alimentares da ONU e a Organização de Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) criando novos direcionamentos em aquicultura sustentável, o relatório chega em um momento oportuno para enfatizar que o bem-estar da vida aquática não deve ser desconsiderado em nosso esforço para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Além disso, com o apoio das várias organizações de conservação dos oceanos que fazem parte da coalizão da ALI, esse relatório representa um chamado único para ampliar a representatividade de pautas ligadas à qualidade de vida dos animais marinhos em todo o mundo. Dentre elas, a Alianima, organização brasileira de proteção animal e ambiental que vem trabalhando na implementação de melhores práticas de bem-estar animal nas cadeias de produção de ovos, carne suína, carne de frango e peixes desde 2019 no Brasil.

“Esse relatório global reforça a atual agenda de bem-estar de peixes que estamos defendendo no Brasil. Trata-se de um assunto ainda incipiente, mas que vem ganhando cada vez mais relevância mundial. A proposta é elaborar legislações e normas que permitam a adoção de padrões para a melhoria da saúde e bem-estar dos animais aquáticos, inclusive de peixes de criação e uso de agentes antimicrobianos em animais aquáticos”, diz Patrycia Sato, diretora técnica da Alianima.

Com a expectativa de aumento da demanda por frutos do mar nos próximos anos, mais a pressão gerada pela pesca predatória, mudanças climáticas e métodos de produção não sustentáveis serão implantados nos nossos frágeis ecossistemas, prejudicando as pessoas e os animais que dependem deles.

“Um intenso sistema de produção de alimentos combinado com baixo nível de bem-estar animal tem como resultado um sistema imunológico mais fraco entre os animais, o que aumenta a incidência de doenças e a necessidade do uso de antibióticos. Esse ciclo afeta o meio ambiente e seus ecossistemas, reduzindo a eficiência de recursos e produtividade – o oposto da sustentabilidade”, afirma Christine Xu, Diretora de Iniciativas Estratégicas da Aquatic Life Institute. 

“Precisamos de uma mudança urgente no nosso discurso de desenvolvimento sustentável. Ou seja, precisamos começar a enxergar com igual importância os animais aquáticos em relação aos animais terrestres e, para isso, precisamos levar o bem-estar dos animais aquáticos em consideração se quisermos alcançar uma aquicultura, pesca e sistemas alimentares mais sustentáveis”, acrescenta Xu. 

O relatório foi submetido ao Comitê de Pesca da FAO das Nações Unidas (COFI), exigindo mais diálogo e consideração a essas prioridades à medida que revisam suas Diretrizes sobre Aquicultura Sustentável, que deverão dar o tom do desenvolvimento da aquicultura nas próximas décadas. 

“É nosso objetivo mostrar que considerações sobre o bem-estar animal têm relação direta com as questões éticas, ambientais e sociais, devendo integrar as próximas políticas de desenvolvimento sustentável”, comenta William Benche, Fundador da ALI.

“Essas recomendações oferecem uma grande estrutura para a implementação de significativas práticas de bem-estar para que os animais aquáticos tenham uma vida que valha a pena ser vivida, dentro do contexto de desenvolvimento global, promovendo métricas adaptáveis para a aquicultura e pesca, assegurando o desenvolvimento sustentável e humano”, concluiu Bench. 

Signatários 

Aquatic Life Institute

A Plastic Ocean Foundation

Advocating Wild

Alianima

Anima International

Animal Friends Jogja

Animal Rights Center Japan

Asociación para el rescate y bienestar de los animales (Arba)

Catholic Concern for Animals

Change For Animals Foundation

Coalition of African Animal Welfare Organizations

Compassion in World Farming

Conservative Animal Welfare Foundation

Crustacean Compassion

Equalia

Essere Animali

Fish Welfare Initiative

Fundación Vegetarianos Hoy

Green REV Institute

Humane Society International

Institute of Animal Law of Asia

Montreal SPCA

NY4Whales

One Voice

Ocean Conservation Namibia

Plataforma ALTO

Protección Animal Ecuador

SCORPION Foundation Indonesia

Sea Beyond Me

Sinergia Animal

Sharklife Conservation Group

The Humane League

Voters For Animal Rights

Voices for Animals

Sobre a Aquatic Life Institute 

O objetivo geral do ALI é agilizar, apoiar e dirigir o movimento emergente do bem-estar dos animais aquáticos, realizando pesquisas e com foco nas práticas de bem-estar com maior impacto benéfico a vida de todos esses animais. Saiba mais em https://ali.fish/

Sobre a Alianima

A Alianima é uma organização de proteção animal e ambiental que atua para reduzir o sofrimento de animais impactados pela ação humana e refrear a degradação dos ecossistemas brasileiros, adotando uma perspectiva não-antropocêntrica e embasamento técnico-científico para compor suas ações. Saiba mais em: http://alianima.org.

Alter Conteúdo Relevante


Compartilhar