REME de Três Lagoas realiza ações alusivas à semana mundial do brincar

26 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Aprender a se relacionar com o mundo à sua volta, este é um dos objetivos da brincadeira na vida da criança, e estimular esta prática no universo escolar e familiar é uma das metas da Semana Mundial do Brincar, que volta a ser realizada nas escolas da educação infantil da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas depois de dois anos das crianças afastadas das salas de aula.

Muito mais do que diversão, o brincar nutre a confiança da criança em si, nos outros e no mundo, estimula a imaginação, torna visível o que é invisível, e possível o que é impossível, e o que parece uma simples “brincadeira de criança” prepara os pequenos para as decisões que precisarão tomar na vida adulta.

A Semana do Brincar é celebrada anualmente entre os dias 21 e 29 de maio e este ano o tema escolhido para espalhar o brincar como um ato essencial foi o “Confiar na Força do Brincar”.

Para celebrar esta semana, as unidades de educação infantil estão realizando uma série de atividades alusivas ao brincar, além de estimular que a prática seja replicada em casa pelas crianças junto com seus familiares.

O Centro de Educação Infantil “Clarinda Dias” é uma das unidades infantis de Três Lagoas que está realizando atividades alusivas à semana do brincas. O CEI recebe crianças a partir dos 4 meses até os 4 anos de idade.

A Diretora da unidade, Thaisa Karla Linhares Lucena, explicou a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança. “É através destas experiências que eles trabalham questões socioemocionais, resolvem os seus conflitos, criam as suas hipóteses e exploram o mundo através da brincadeira.”

Thaisa ainda ressaltou que quando os educadores exaltam a frase “é brincando que se aprende” é porque se entende que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento das crianças.

As brincadeiras foram preparadas com muito carinho e reuniu as crianças para uma brincadeira muito saudável, divertida e repleta de aprendizado.

ORIGEM DA DATA

O “World Play Day” é um projeto criado em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, sendo celebrado pela primeira vez em 2000. Atualmente, a data está no calendário da UNICEF. O dia 28 de maio foi escolhido por ser aniversário da ITLA.

AIorK4xFNr-wL5nBkEqd_-h7ZB-2ej6h63DQRL_24T3VaZNcRV-RQAGVAXk-Ii0HjLu7lBFXDlIqxCU

Fotos: Divulgação


Compartilhar