REVOLTANTE | RACISMO Vídeo: ciclista negro é parado por PM que saca arma e grita: “Coloca a porra da mão na cabeça”
30 de maio de 2021Toda a situação foi filmada e causou revolta quanto ao suposto “procedimento”
Por REDAÇÃO
29/05/21 às 18H52 atualizado em 29/05/21 às 19H18
Policial justificou ao gritar “esse é o procedimento”. – Foto: Reprodução/Divulgação
O jovem negro Filipe Ferreira gravou ontem (28. maio) a abordagem de dois policiais militares numa praça de Cidade Ocidental, em Goiás. O jovem é eletricista e em sua folga estava filmando vídeo para um canal que tem no YouTube, sobre manobras de bicicleta.
Os PMs descem da viatura num rompante e sem motivos aparentes sacam armas e miram na direção do rapaz que pede: “Para de apontar a arma para mim”. O policial esbraveja: “Esse é o procedimento, coloca a porra da mão na cabeça”.
Toda a situação foi filmada e causou revolta quanto ao suposto “procedimento”.
A Polícia Militar informou, por meio de nota, que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu. A reportagem questionou se os policiais seguiram o procedimento padrão e as circunstâncias que levaram à abordagem, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou, por meio de nota, que “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.
Depois da abordagem, a PM ainda obrigou o rapaz a assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência.
As imagens estão repercutindo nas redes sociais. Muitos internautas questionam se a forma como os policiais agiram se deu pelo fato de o jovem ser negro.